Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



JANELA PARTIDÁRIA

A cada ano eleitoral ocorre a chamada "janela partidária", um prazo de 30 dias para que deputados federais, estaduais e vereadores possam mudar de partido sem perder o mandato. Esse período acontece 6 meses antes do pleito. Em Alvorada, vários vereadores aguardam ansiosamente o mês de abril/2024 para migrar de partido. Pelo que apuramos, a debandada vai ser grande.

NÚMERO DE CANDIDATOS POR PARTIDO

Com a nova lei, cada partido pode registrar 100% das vagas existentes para deputado federal, deputado estadual e vereador MAIS um. Em Alvorada, por exemplo, como possuímos 17 vereadores, cada partido pode registrar 18 candidatos. Sempre respeitando a obrigatoriedade de 30% para as mulheres. Mas pode mudar o nº de vereadores para 18 ou 19, o que achamos bem provável, que vai ser decidido pela Câmara de Vereadores lá na frente.

MOTOS E INFRAÇÕES DE TRÂNSITO

A estatística é preocupante. Os acidentes com moto representam 35% das mortes do trânsito no país; 55% dos acidentes de trânsito envolvem motos; uma em cada três vítimas de batidas em vias de tráfego estavam em motos. Andando de carro pela avenida Getúlio Vargas, invariavelmente um motoqueiro atravessa o sinal vermelho, ultrapassa pela direita, centro ou esquerda, retorna em local proibido, etc. Sabemos que está trabalhando, o tempo é precioso, o leite das crianças está caro. Mas todos são iguais perante as leis do trânsito, motoristas de carro, caminhões, biclcletas, motos ou motocicletas. Na realidade, como as infrações são frequentes, corriqueiras, o que está deixando a desejar é fiscalização e notificação.

JULIANO MARINHO 1

O ex-vereador Juliano Marinho nos afirmou que está se filiando ao PSB, assumindo a presidência do partido em Alvorada, após negociação com a direção estadual. Juliano foi vereador pelo PT em dois mandatos, presidente da Câmara de Vereadores por 2 anos e candidato a prefeito municipal pelo PSD, onde fez excelente votação, 12600 votos (15,04%).

JULIANO MARINHO 2

Conforme Juliano, "o objetivo é construir uma alternativa para a cidade, com um partido forte e muito diálogo, com partidos de esquerda, direita e centro, desde que respeitem a democracia."

?????????

O futuro ministro da Fazenda nomeado por Lula, Fernando Haddad (PT), afirmou em 2017, durante debate no Instituto de Ensino e Pesquisa (INSPER), que não entendia de economia. Depois da repercussão, afirmou que era uma piada, que o vídeo foi tirado do contexto. Também não entendi.

PENSAMENTO DA SEMANA 1

"Quanto mais nos elevarmos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar." - Friedrich Nietzsche

PENSAMENTO DA SEMANA 2

"Todo mundo é capaz de dominar uma dor, exceto quem a sente." - William Shakespeare

COMENTÁRIOS ()