Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



VOLTAMOS

Após recesso pessoal de 60 dias, retornamos ao convívio dos leitores. Agradecemos a interinidade de lideranças proeminentes da política de Alvorada. Mas tudo como dantes no quartel de Abrantes. A vida continua.

CONTINUA A CAMPANHA POLÍTICA NA MÍDIA

A JP NEWS, apoiadora de Bolsonaro, agora é oposição a Lula. A CNN e Globo, apoiadores de Lula, agora elogiam o novo governo, as críticas desapareceram como por encanto. A TV Pampa, a Record, o SBT, mantinham uma posição mais à direita, agora estão meio desasados. A Band, na nossa opinião, puxava para a esquerda, mas alguns discordam. E a dita imparcialidade da imprensa, onde fica?

PAPO FURADO

Lula afirmou que Cuba e Venezuela vão pagar a dívida com o Brasil, a culpa foi do Bolsonaro, que cortou relação com estes países e não cobrou os empréstimos. Esta eu duvido. Na realidade, os dois países estão numa "M" desgraçada, devendo pra todo mundo, em inflação galopante, matando cachorro a gritos. Não vão pagar nem o boteco da esquina.

VOTA CONTRA PREFEITO

É nossa opinião que o pedágio na RS 118 é péssimo para Alvorada. Muitos moradores da cidade trabalham em Viamão e Gravataí, e vice-versa. Em campanha eleitoral, o governador Eduardo Leite se posicionou contra o pedágio. Agora diz que vai colocar em pauta. O secretário estadual de transportes, Juvir Costela, deputado estadual mais votado em Alvorada depois de Stela Farias, pelo que nos consta é a favor. A presidente municipal do MDB, Neuza Abruzzi, por coerência, pois fez campanha para Costela, deve ser a favor também. Não conhecemos a opinião do prefeito Apolo, detentor do voto de minerva. Vota contra, prefeito.

TOMÓGRAFO NO HOSPITAL

Volta e meia leio que determinado deputado ou vereador conseguiu a verba necessária para adquirir um tomógrafo para o hospital de Alvorada. Palmas, congratulações, votos. No frigir dos ovos, o tomógrafo desaparece como por encanto. Na realidade, a questão não é esta, ser proprietário do tomógrafo, mas possuir o espaço para sua instalação, com porta blindada, sala imune à radiação. Na maioria dos hospitais, é contratada uma equipe especializada, que possui o tomógrafo e equipamentos necessários, é implantado um serviço de tomografia. Implica em sala adequada e suplementação de verba.

AINDA O HOSPITAL DE ALVORADA

Continuam as queixas ao atendimento no hospital de Alvorada, diárias e insistentes, nas redes sociais, recentemente TV Record. É nossa convicção que só existe uma solução: municipalização, encampação pela prefeitura municipal. O hospital é em Alvorada, os pacientes são de Alvorada. Implica em negociação com o Estado. E coragem de fazer.

VASECTOMIAS

Alvorada já realizou mais de 5 mil procedimentos de vasectomia, carro-chefe do programa de planejamento familiar, inaugurado na administração do ex-prefeito Carlos Brum, no ano de 2005. Realizadas em sala cirúrgica do PAM-8, adaptada para este fim, a vasectomia é um método rápido e seguro, não causa impotência, não afeta a masculinidade. A notícia que tenho é que não estão sendo mais realizadas. Estamos verificando a veracidade da informação.

COMENTÁRIOS ()