Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



PREFEITO APPOLO PARA VEREADOR 1

Como está impedido de candidatar-se novamente a prefeito, possui dois mandatos consecutivos, o prefeito Appolo está considerando seriamente a possibilidade de concorrer a vereador na próxima eleição. Mas existe um pequeno senão. Deve renunciar ao atual mandato em março do ano que vem, conforme preconiza a lei eleitoral. Em seu lugar, assumiria o vice-prefeito Valter Slayfer. Também não poderia concorrer, não vai assumir. O próximo da lista é o presidente da Câmara de Vereadores. Situação idêntica. Assumindo a prefeitura, não concorre. Por último, seria o juiz da comarca de Alvorada. Aí que mora o perigo. A maioria das prefeituras fogem do Judiciário como o diabo da cruz.

PREFEITO APPOLO PARA VEREADOR 2

A situação já foi detectada pelo governo municipal, estão acontecendo reuniões entre as partes envolvidas, tentando achar uma solução. O diálogo se concentra em três premissas. Todos reconhecem que Stela Farias é favorita no momento, mas a situação pode mudar, com o andar da carruagem do Lula. É consenso que o PT faz no máximo 30 mil votos em Alvorada. Deve haver um candidato único da oposição a Stela. Aproximações já existem entre o PL e o MDB. O PDT e o PSB estão acertando a federalização, podem ir no mesmo caminho. Como a administração atual possui o apoio de ampla maioria da Câmara de Vereadores, o próximo presidente será escolhido a dedo, vai substituir o prefeito Appolo de forma permanente. Por fim, deve ser feita uma ampla reforma do secretariado municipal, de forma a priorizar as áreas carentes da cidade, principalmente a saúde. Vão aparecer as obras, quem sabe a UPA 24h, transporte público, iluminação, resolver a questão do shopping inacabado, etc.

CUIDADO COM A BALA PERDIDA, SEU DINO

O Instituto Fogo Cruzado constatou que mil pessoas foram vítimas de bala perdida até o fim de 2022 nas favelas do Rio de Janeiro. O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, da administração Lula, foi ao Complexo da Maré, palco frequente de tiroteios, sem escolta armada. Cuidado com a bala perdida, seu Dino!!!!

ROTATÓRIA NA RS 118

Na semana passada afirmamos que o pedágio na RS 118 seria péssimo para Alvorada. Reiteramos. Bem mais interessante implantar uma rotatória na 118, entrada de Alvorada. Na hora do pico, é bem complicado e perigoso, acontecem vários acidentes por ali.

ROTARY CLUB DE ALVORADA

O Rotary Club de Alvorada deve reeditar o Programa de Saúde no Bairro, que fez sucesso em Alvorada. Vai mudar de nome, provavelmente Rotary Empreendendo no Bairro. Consta de várias atividades sociais, tais como orientação médica, jurídica e contábil, odontologia, encaminhamento a emprego, corte de cabelos, dentre outros. A 1ª atividade deve ser no ARECUJA/Algarve.

A REALIDADE DA FOME NO BRASIL

Conforme a CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2023. A fome no Brasil é uma tragédia, é um escândalo, uma vergonha, provocada por uma distribuição desigual dos bens. O nosso país, com uma população de quase 212 milhões de brasileiros, vivem com insegurança alimentar, e destes 33 milhões enfrentam a fome. A desigualdade de acesso aos alimentos se manifesta em domicílios rurais, porém 25% das famílias em realidade de fome residem na região Norte e 21% no Nordeste. As primeiras vítimas são crianças, mulheres grávidas, idosos e grupos de pessoas refugiadas ou deslocadas, tendo menos resistência às doenças físicas e mentais.

COMENTÁRIOS ()