Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



4 PECADOS CAPITAIS DA SAÚDE EM ALVORADA

1) UBSs desassistidas. Tudo começa por aí. Como a população não consegue as fichas necessárias para atendimento médico nos bairros, dirige-se naturalmente ao Centro de Saúde (até meia noite no máximo), hospital de Alvorada ou UPA 24horas da Assis Brasil, gerando filas, demora no atendimento, reclamações; 2) Alvorada é a única cidade do entorno de Porto Alegre, a mais pobre e necessitada, que não possui UPA 24 horas. O calvário dos doentes é o mesmo, na madrugada só hospital de Alvorada ou UPA 24horas da Assis brasil; 3) Hospital de Alvorada. Sofre com constantes reclamações da população, muitas vezes palco de tragédias, personagem constante da mídia. Inaugurado em longínquos 1985, 35 anos atrás, possui praticamente a mesma estrutura, corpo médico e administrativo da época. 4) Miscelânia. Muitas especialidades inexistentes na rede pública municipal de saúde, tais como neuro adulto e pediátrico, oftalmo, urologista, gastro, procto, endócrino etc. etc, gerando espera prolongada de consultas na rede pública estadual. Para culminar, as vasectomias (mais de 5 mil procedimentos no Pam-8) e inserção de DIUs no PAM8 foram desativados. A sala de planejamento familiar continua ativa, fazendo somente entrevistas (para que?). Deve fechar em seguida. Triste para um programa que foi referência nacional.

NEUSA ABRUZZI

São insistentes os boatos de substituição da secretária da saúde, Neusa Abruzzi. Os motivos seriam de preservação política, já que é pré-candidata a prefeita municipal. O próximo ano vai ser de eleições, as críticas serão redobradas, principalmente na saúde.

VAI SAIR ENDEUSADO

Vai ser difícil, depende de vontade política, de substituição de objetivos, de cortar na carne, de grana em suma, mas se o substituto, seja quem for, conseguir inaugurar uma UPA 24 horas em Alvorada, vai sair endeusado do cargo. Façamos votos.

SCHUMACHER NO PDT

Após reunião com a executiva municipal do PDT, estamos convictos que a entrada do vereador Schumacher no partido é questão de tempo. Falta somente oficializar. Acertada sua pré-candidatura a prefeito municipal no ano que vem. Enquanto isso, vão conversando, acertando os projetos para a cidade, coligações, ajustando os ponteiros em suma. Sem pressa.

MDB X PL

Existem conversações adiantadas entre lideranças do MDB e PL visando a eleição do ano que vem. Por enquanto não envolvem cargos na administração municipal. Para reforçar, na última terça-feira (18), na Câmara Municipal de Alvorada, foi entregue título de Cidadão Honorário ao Deputado Estadual do PL, Rodrigo Lorenzoni (filho do ex-Deputado Federal Onyx Lorenzoni), e lá estava presente, em peso, a alta cúpula do MDB.

PSDB

O PSDB é um partido forte no país e no RS, apesar de perder apoio considerável nas últimas eleições. Em Alvorada, sempre foi inexpressivo, sem nenhuma representação na Câmara de Vereadores. Devido ao governador Eduardo Leite, atual presidente do partido, que estava em campanha no município, algumas poucas lideranças foram acrescentadas. Mas longe de possuir nominata para eleger um único vereador. Os interessados de ingressar no partido visando a vereança tirem o cavalo da chuva. Pelo menos no momento.

2 EVENTOS IMPERDÍVEIS

Na Societá, Casa de Cultura Italiana, em 20 de abril próximo, 6ª feira 20:30h, cardápio é Porco Pururuca, 40 reais.
Na ACIAL, organizado pelo Rotary Club de Alvorada, 5º Jantar Bingo, dia 05 de maio próximo, 6ª feira 20h, 55 reais, incluindo uma cartela.

COMENTÁRIOS ()