ESTE FILME JÁ VI 1
Os acontecimentos atuais no Brasil são em tudo semelhantes ao impeachment de Dilma em 2016. Na época, o motivo alegado foram as pedaladas fiscais, certamente insuficientes para justificar medida tão drástica. A presença do ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) de Lula, general Marco Gonçalves Dias, circulando e trocando gentilezas entre os invasores do Palácio do Planalto nos atos de vandalismo de 8 de janeiro, certamente configura um fato bem mais grave para a instalação de CPMI (Comissão Parlamentar Mista de Inquérito), cuja intenção certamente é o impeachment, agora de Lula.
ESTE FILME JÁ VI 2
Diferenças. Em 2016, o vice-presidente era Michel Temer, em convívio conturbado com Dilma, experiente, mestre no diálogo político, tinha o MDB e a oposição na mão, visava a presidência da república. O vice atual, Geraldo Alckmin, não possui a mesma habilidade, a relação com Lula é amistosa. Ao menos na aparência, em política nada é definitivo. Não enxergo ninguém na oposição com capacidade de liderar um processo tão drástico. Por outro lado, Lula é Lula, Dilma é Dilma, diferença colossal. A imprensa não é a mesma, Globo, CNN, os de maior audiência, estão comprometidos, a campanha provou isto. Na realidade, quem decide no frigir dos ovos é o povo, o povo na rua e nas redes sociais. Bolsonaro e filhos são mestres na mobilização popular. Vamos ver o andar da carruagem.
IPE 1
O governador Eduardo Leite apresentou à sociedade o projeto de lei de reestruturação do IPE-Saúde. Já houve manifestação do FESSERGS, Federação dos Funcionários Públicos, afirmando que "Leite propõe que servidores ativos, inativos, idosos e dependentes paguem pela crise causada pela incompetência de administrações anteriores, um verdadeiro confisco nos já miseráveis salários pagos à maioria do funcionalismo público." O sindicato médico vê com apreensão as medidas anunciadas, "não há nada de objetivo quanto aos reajustes de honorários médicos e hospitalares."
IPE 2
O projeto agora está nas mãos dos deputados aliados, cuja responsabilidade vai ser aprimorar o texto, aparar as arestas, corrigir as distorções e injustiças. Vamos torcer que tenham sucesso. O projeto deve ser votado em maio próximo.
DEVENDO OS TUBOS
Segundo pesquisa do CNC, 67% das famílias brasileiras possuem alguma dívida em aberto com bancos, cartão de crédito ou crediário. 25,4%, 1 em 4, não pagam, estão inadimplentes. Tá brabo.
PREFEITO APPOLO
Se o prefeito Appolo for candidato a vereador no ano que vem, como o pessoal fala por aí, vai alavancar a nominata de vereadores do MDB. Certamente coloca 3, pode chegar a 4. Do contrário, no máximo 2. Por outro lado, para Appolo ser candidato, deve renunciar até março próximo. É necessário também que o vice-prefeito (aí que mora o perigo) ou o presidente da Câmara de Vereadores ou o Judiciário o substituam. Engenharia complicada.
PENSAMENTO DA SEMANA 1
"A política pode ser o ato nobre de prezar pelos interesses da população, ou a infame arte de enganar a população para atender os interesses próprios." - Autor desconhecido
PENSAMENTO DA SEMANA 2
"A falta de consciência política, a impunidade gritante fomentada pelos nossos legisladores e por todas as esferas do poder público, aliados à ingenuidade de um povo fragilizado pela má educação, transformam lobos carniceiros em guardiões de ovelhas." - Renée Venâncio