Tera-Feira, 06 de Junho de 2023 |

Colunista


Política e Saúde


Darci Barth



VACINA 1

Circulam nas redes sociais alegações que dizem que as vacinas não são seguras, podem causar doenças e levar à morte. Nada mais falso, sem nenhum respaldo científico. Lógico que existem pessoas que possuem reações adversas à determinada vacina, chamada anafilaxia, que pode acontecer após a vacinação contra o covid-19, mas, de acordo com o Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos, não atinge mais do que cinco indivíduos a cada milhão de vacinados no país. Mais arriscado é atravessar a rua, ser atropelado e morrer. Os benefícios das vacinas são bem maiores que os riscos.

VACINA 2

Não podemos esquecer que várias doenças foram erradicadas e prevenidas pela vacinação, tais como varíola, paralisia infantil, sarampo, difteria, rubéola, tétano, tuberculose, hepatite A e B, caxumba, etc. etc.

LIXEIRAS

Lamentável o estado de algumas lixeiras na zona central, ao longo da Getúlio Vargas, principalmente na parada 48. Uma delas foi retirada, quem sabe furtada. A outra, torta, periclitante, atopetada de lixo, louca para cair. E olha que as lixeiras são pequenas, baratas, de fácil manutenção. Em consequência, o lixo se acumula nas calçadas, em contraste com o canteiro central florido. Fica feio. Quem sabe alguém passa estas linhas ao prefeito, que certamente não sabe, vai cobrar do responsável.

RECLAMAÇÕES DE PACIENTES

Uma. “O PAM-8 está atirado mesmo. Para conseguir uma consulta com clínico geral, para mostrar exames, leva quase 4 meses, um absurdo. “Outra. “Fui no posto de saúde da Piratini. 15:15h. Não estão vacinando. Só com ficha. Pouca gente, falaram que é por causa do horário!!! Palhaçada é a saúde do município. “

GESTÃO DO HOSPITAL DE ALVORADA

Leio que o governo RS, através da secretaria estadual de saúde, está cogitando em mudar a gestão do hospital de Alvorada, atualmente gerenciada pela Fundação Universitária de Cardiologia. Só não informaram o futuro responsável. Na realidade, o hospital é localizado em Alvorada, os pacientes são de Alvorada, possuímos profissionais de capacidade para administrar a instituição. É sentar, dialogar, discutir o aporte financeiro. Coragem e vontade política. O HOSPITAL DE ALVORADA É NOSSO, podia ser o slogan.

SOUL/VAL

Em alguns aspectos as redes sociais são unânimes nas críticas. Reclamações da população contra a atuação da VAL/SOUL são constantes, falando de limpeza, assiduidade, nº de ônibus, assaltos, etc. etc. Elogio acho que nenhum, nisto bateu o recorde. Olha que os proprietários se deram muito bem em época de vacas gordas. Está faltando retribuir.

CÂMARA DE VEREADORES

Alguns vereadores já estão se reunindo para escolher o presidente e mesa diretora do ano que vem, ano de eleições. Um dos temas é a quantidade de vereadores para a próxima legislatura, que pode aumentar ou ficar igual, depende da conjuntura política. Outro, se o prefeito Appolo decidir concorrer à vereança, o presidente vai ser um, de outra forma será outro.

PENSAMENTO DA SEMANA

“A política é quase tão excitante como a guerra, e não menos perigosa. Na guerra a pessoa só pode ser morta uma vez, mas na política diversas vezes. “- Winston Churchill

COMENTÁRIOS ()