Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Acendimento da Chama Crioula para os Festejos Farrapos 2017
Mostardas candidatou-se para ser sede do Acendimento da Chama Crioula para os Festejos Farroupilhas de 2017 e foi aceso no último dia 11, às 10h, sendo gerada na “pedra de Anita”, local de nascimento de Menotti Garibaldi, abrindo assim, oficialmente os Festejos Farroupilhas do Rio Grande do Sul.

A distribuição das centelhas para todo o Estado será a partir das 10h deste sábado, dia 12 de agosto. Em relação a Alvorada, a saída dos nossos cavaleiros rumo a Mostardas será no dia 31 de agosto. A chegada, no casco, será no dia 07 de setembro, onde teremos no Acampamento, na Praça João Goulart, a abertura oficial dos festejos farrapos no nosso município.

Neste dia 14 de agosto, teremos reunião da Subcoordenadoria no CTG Bento Gonçalves da Silva, com a entrega do regulamento do Acampamento e segundo o subcoordenador Renato Spanhol, a construção dos galpões terá início no dia 22 de agosto e seu término no dia 06 de setembro. As rondas crioulas terão início no dia 09 de setembro.

Os registros históricos nos dizem que Alvorada “estará voltando” para Mostardas, pois no ano de 1999, “os tradicionalistas locais se deslocaram até Mostardas, por ser naquele ano lembrada a morte de Anita Garibaldi, falecida há 150 anos e por ser Mostardas o local que viu o seu filho Domenico Menotti Garibaldi nascer”, sendo esta a segunda cavalgada de busca da Chama Crioula, pois a primeira foi em 1998, e o local histórico escolhido por a Fazenda Boqueirão, em São Sepé, onde arde um fogo de chão permanentemente há mais de 200 anos. Decisão esta tomada em 1997, em reunião de patrões, sob o comando do Elio Lemes, como apoio dos CTGs e campeiros da nossa cidade.

CTG Chilena de Prata
Vai ter no dia 12 de agosto, no galpão do primeiro CTG de Alvorada pós emancipação política e administrativa – o CTG Chilena de Prata, grande fandango que será animado pelo Grupo Marca de Campo. Contatos com o Alessandro pelo fone (51) 991.861.292. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 238, no Jardim Porto Alegre.

CTG Sentinelas do Pago
O CTG Sentinelas do Pago e a Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo e Claudia boleiam a perna e te convidam para o grande jantar-fandango de formatura no dia 12 de agosto, que será animado pelo Grupo Recuerdo. Informações com o Patrão José pelo fone (51) 991.121.165. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

Grupo Alvorada Gaúcha
O Grupo Alvorada Gaúcha estará rumando de mala e cuia pra Zona Sul de Porto Alegre, onde no dia 12 de agosto vai animar jantar-fandango de formatura no galpão do DTG Sangue Nativo, que fica na Rua Fernando Pessoa, 300, no Jardim Vila Nova. Contatos pelo fone (51) 992.295.199.

CTG Descendência Farrapa
Neste sábado dia 12 de agosto, no CTG Descendência Farrapa, teremos grande jantar-baile de formatura de fandango, que será animado pelo Grupo Coração Fandangueiro. O CTG fica na Av. Cavalhada, 6735, em Porto Alegre.

Grupo Oh de Casa
O Grupo Oh de Casa, capitaneado pelo grande amigo Quadros, estará rumando neste sábado para a cidade de Rosário do Sul, onde vai animar grande jantar-fandango em homenagem ao dia dos pais, no galpão do CTG Crioulos do Caverá. E no dia 15 de agosto, na próxima terça-feira, estará animando fandango na Sociedade Gaúcha de Lomba Grande em Novo Hamburgo.

COMENTÁRIOS ()