Segunda-Feira, 18 de Dezembro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Os Festejos Farroupilhas continuam (1)

O nosso Acampamento Farroupilha, que surgiu timidamente no primeiro ano do primeiro mandato, em 2005, do prefeito João Carlos Brum, surgiu de forma oficial, com a parceria dos CTGs acampando na Praça João Goulart em 2008. Portanto, este é o 10º Acampamento Sócrates Carvalho de Oliveira e a cavalgada da busca da Chama Crioula, este ano foi a vigésima, visto que a primeira em algum lugar histórico no nosso Estado (e até fora do Rio Grande) foi em 1998, na Fazenda Boqueirão, em São Sepé.

Após a abertura oficial no dia 07 de setembro, iniciaram as rondas crioulas no dia 08 e coube ao CPF O Tempo e o Vento a primeira ronda, onde a prenda Bianca declamou um poema de Antônio Vicente da Fontoura; as invernadas mirim e juvenil em integração dançaram a dança do pau de fita e no dia 9, ocorreu no galpão da entidade a palestra “70 anos da Chama Crioula”, proferida pela prenda estadual Natália Rodrigues.

Na segunda-feira, dia 11, a ronda crioula foi organizada pelo CTG Tradição. No dia 12, o CTG, que estava guardando a Chama Crioula, cedeu uma centelha para o Piquete dos Vigilantes Comunitários, sediado na Praça dos Vigilantes, no Porto Verde. Além disso, o CTG teve a visita dos Idosos do CRAS Americana e dos alunos do Colégio Monteiro Lobato.

A ronda crioula do CTG Amaranto Pereira aconteceu dia 12 que teve a bela iniciativa de inclusão social, pois a entidade convidou a professora do Instituto Federal Cristina Laguna, intérprete de libras, transformando todo o cerimonial e apresentações artísticas em libras – a língua brasileira de sinais. E no dia 13, o galpão do Amaranto recepcionou alunos da Escola Monteiro Lobato.

Dias 13 a ronda foi organizada pelo CTG Chilena de Prata, com a participação da renomada declamadora gaúcha Liliana Cardoso e no dia 14, o CTG Sentinelas do Pago recepcionou a Chama Crioula e fez a ronda neste dia. Queremos destacar também que as rondas crioulas (todas) dos festejos farroupilhas da nossa cidade estão sendo avaliadas pelos tradicionalistas Rosana Araújo e João Lima.

Os Festejos Farroupilhas continuam (2)

As rondas crioulas continuam no 10º Acampamento Sócrates Carvalho de Oliveira. Teremos hoje, dia 15, às 9h30min e 14h, palestra “a importância do jovem no tradicionalismo”. A ronda crioula será realizada pelo CTG Bento Gonçalves da Silva às 20h30min e às 22h, espetáculo musical com o Grupo Fundo de Campo.

Dia 16 – sábado – às 14h, jogos tradicionalistas (escova); às 18h, culto crioulo; às 20h, espetáculo musical com Rogério Diniz e às 22h, jogos tradicionalistas (truco);
Dia 17 – domingo – às 10h – jogos tradicionalistas (bocha campeira); às 14h – vaca parada (mini mirim, mirim, piazito e piá); às 20h30min – oficina de facas, forja de ferro;
Dia 18 – segunda-feira – 9h30min – oficina de bruxinha de pano; às 20h30min – ronda crioula do CTG Amanhecer na Querência;
Dia 19 – terça-feira –às 9h30min e 14h – palestra de Educação Bucal; às 20h30min – espetáculo musical com o Grupo Moda Antiga;
Dia 20 – quarta-feira – às 15h – desfile temático dos CTGs; às 16h30min – desfile campeiro; às 19h – extinção da Chama Crioula e para encerrar, espetáculo musical com o Grupo Marca de Campo.

Fandango Oficial Farroupilha

Como já é de praxe, o fandango de encerramento, com homenagens e premiações, acontece após o dia 20 de setembro. Este ano o evento será no dia 30 de setembro, no galpão do primeiro CTG do município – pós emancipação política e administrativa, no CTG Chilena de Prata. O fandango será animado pelo Grupo Os Potros do Sul. Convites com os patrões dos CTGs da nossa cidade. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 135, no Jardim Porto Alegre.

COMENTÁRIOS ()