Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


10º Acampamento Farroupilha foi de muita paz!

No dia 14 de setembro, a Ronda Crioula foi sob responsabilidade do CTG Sentinelas do Pago, que recebeu a Chama Crioula dos tradicionalistas do CTG Chilena de prata. A atividade principal do CTG foi ensinar os primeiros passos de danças tradicionais para crianças não tradicionalistas.

Já no dia 15, o CTG Sentinelas do Pago passou às mãos do Patrão do CTG Bento Gonçalves da Silva a Chama Crioula. E como não teve ronda crioula na programação nos dias 16 e 17, o CTG ficou com a guarda da Chama Crioula até segunda feira dia 18, quando a repassou para o CTG Amanhecer na Querência realizar a última ronda crioula. Após, sob muita chuva, o espetáculo musical foi por conta do Rogério Diniz com o costado de Nenê e Grupo Canto Sul. No dia 17, domingo tivemos na parte da tarde o curso de danças de fandango, ministrando os primeiros passos para não tradicionalistas, com o instrutor Ricardo Amaral. Após tivemos dois fandangos: às 18h com Nenê e Grupo Canto Sul e por volta das 20h, com o Grupo Fundo de Campo. E foi uma tarde/noite de tempo bom e acampamento lotado.

E no dia 19, já se via a nostalgia tomando conta da gauchada, pois para muitos já dava um aperto no peito, misturada à fumaceira que brotava das churrascadas a céu aberto. E nesta noite o fandango no palco principal foi por conta do Grupo Força do Sul. No domingo, dia 20, sob muito calor, o Desfile Temático teve início às 15h, onde os CTGs desfilaram por ordem de fundação, iniciando com o CTG Campeiros do Sul, o pioneiro do tradicionalismo local. Após tivemos o desfile campeiro que iniciou por volta das 17h40min, em horário quase britânico. Às 19h tivemos o cerimonial da extinção da Chama Crioula, onde mais uma vez o Subcoordenador deu ênfase que “este 10º Acampamento é e será até o seu final o acampamento da paz”. E às 20h iniciou o grande fandango de encerramento, pelo grupo Marca de Campo. Primeiro tivemos a estreia neste palco, para um público gigante de um acampamento lotado, do menino gaiteiro, o Renan Rosado, 11 anos, já um grande campeão da gaita 120 baixos, entre os quais, vice campeão na sua categoria, no grande rodeio crioulo internacional de Vacaria. E o fandango foi até por volta das 22h.

Fandango Farroupilha de Encerramento!

Este ano o fandango de encerramento será no dia 30 de setembro, no galpão do primeiro CTG do município – pós emancipação política e administrativa, no CTG Chilena de Prata. O fandango será animado pelo Grupo Os Potros do Sul. Convites com os patrões dos CTGs da nossa cidade. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 135, no Jardim Porto Alegre.

A retomada dos Cursos de Fandango

Findos os festejos farroupilhas, os CTGs retomam os cursos de danças de fandango, a saber:
1 – O CTG Amaranto Pereira inicia o seu curso no dia 29 de setembro com seguimento nas sextas-feiras. Contatos pelo fone / watts (51) 984.425.633, com Rodrigo Machado e Libra Severo;
2 – Também no dia 29 o CTG Sentinelas do Pago abre o seu curso de danças, com Marcelo Otto e Claudia Bonho. Informações pelo fone (51) 986.536.265. E a formatura será no dia 02 de dezembro com o Grupo Força do Sul;
3 – Também já está com inscrições abertas para novo curso de danças de fandango o CTG Bento Gonçalves da Silva. Informações pelo fone (51) 999.823.140 com Maria de Bem Santiago e no CTG Estância do Rubem Berta, nas quintas-feiras, com Marcelo Otto e Claudia Bonho.

COMENTÁRIOS ()