Quarta-Feira, 18 de Outubro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Perda irreparável chamada Adelar Bertussi

Bueno! O dia 30 de setembro vai ficar marcado como sendo o dia que morreu um dos criadores da obra musical “Oh de Casa” e de tantas outras músicas que rodam Rio Grande afora há mais de 50 anos e não caem no esquecimento. Segundo Léo Ribeiro de Souza, em seu sítio, em 30 de setembro último: “Adelar Bertussi, juntamente com seu irmão Honeyde Bertussi, dez anos mais velho, formaram a maior dupla de acordeonistas deste País sendo os precursores de quase tudo o que vemos hoje em se tratando de música galponeira. Crioulos de São Francisco de Paula compuseram aquele que se tornou o hino oficial desta cidade serrana, ou seja, “São Francisco é Terra Boa”. Seu legado é imensurável, pois através de seu pioneirismo, da musicalidade simples, mas de fundamento, da maneira única de tratar a gaita de “tu”, centenas de jovens espelharam-se neste verdadeiro ídolo. A verdade é que os da velha cepa crioula estão nos deixando. Em menos de uma semana já foram dois: Nelson Cardoso e Adelar Bertussi. Agora, conta-se nos dedos aqueles que, através do seu talento, forjaram a identidade musical desta querência gaúcha. O que nos resta? “Não deixar cair no esquecimento tudo aquilo que foi propagado por verdadeiros ícones do nosso regionalismo, por homens que levaram aos sete ventos, através de sua arte, o orgulho de sermos gaúchos, por gente de alma grande como Adelar Bertussi”.
Para finalizar, complementando o amigo Léo Ribeiro. Nós os tradicionalistas jamais vamos permitir que caia no esquecimento a obra do quilate dos Irmãos Bertussi e sempre estaremos dando à gauchada o nosso Oh de Casa!

Meu Galpão de Cara Nova. Continue votando!

O CTG Chilena de Prata foi para as finais do projeto idealizado pela rede de lojas de materiais de construção REDEMAC e o programa televisivo Galpão Crioulo – Meu Galpão de Cara Nova. Representando muito bem o Art. 1º da nossa Carta de Princípios, o reconhecimento (e classificação) do CTG se deve ao fato de a entidade estar fazendo um grande trabalho com crianças com o slogan “Um jovem no galpão é um jovem a menos no chão”.
O CTG concorre com duas entidades em todo o Estado, a R$ 30.000,00 em materiais de construção. E para tornar o CTG “campeão”, basta entrar no sítio do programa www.galpaocrioulo.com.br e votar, tantas quantas vezes quiser, todos os dias, até o dia 22 de outubro. Faça a sua parte, pois o CTG Chilena de Prata precisa do teu apoio. Vote clicando no retrato do CTG e confirme o seu voto (vote várias vezes ao dia).

Grupo Os Potros do Sul

O Piquete Galpão dos Amigos vai realizar neste sábado, dia 07 de outubro, grande baile que terá a animação do Grupo Os Potros do Sul de Alvorada. Informações pelo fone Waqtchê sapp (51) 982.582.035 com a Vanda ou com o patrão Marcelo pelo fone (51) 992.006.956. O piquete fica na Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4.102 (na antiga fábrica do café Pacheco).

CTG Vaqueanos da Tradição

Teremos neste sábado, dia 07 de outubro no galpão do CTG Vaqueanos da Tradição grande baile de formatura de fandango. O chasque é dos instrutores Caio e Silvane. Na animação Zezinho Furquim e os Quatro Gaúchos. Contatos pelo fone (51) 985.420.079 com o Caio. O CTG fica na Rua Dr. Caio Brandão de Mello, 250, no bairro Humaitá, em Porto Alegre.

CTG Campeiros do sul

Dia 08 de outubro, domingo, almoço no CTG Campeiros do Sul, sendo uma iniciativa do Departamento de Esportes da entidade. No cardápio, galeto e acompanhamentos. O CTG fica na Av. Maringá, 720.

COMENTÁRIOS ()