CTG Tradição
Uma das mais novas entidades tradicionalistas de Alvorada e da 1ª Região Tradicionalista do RS comemorou seus 14 anos no último final de semana com um grande evento. A cultura do Rio Grande estava acontecendo no Jardim Aparecida com a realização do 9º Rodeio Artístico e Cultural Recanto da Tradição que, segundo o tradicionalista Fagner Ferreira, “foi quase tudo perfeito e o 10º Rodeio já tem data – 26, 27 e 28 de outubro de 2018”. Nós agradecemos o empenho de todos que lutaram pelo êxito desta entidade tradicionalista com o seu evento. Que venho a15ª edição no ano que vem.
CTG Amaranto Pereira I
No dia 04 de novembro é o começo do ano 25 do CTG Amaranto Pereira. Então, neste dia o CTG comemora festivamente os seus primeiros 24 anos de fundação. Além disso, teremos apresentação das invernadas, despedida da atual patronagem, comandada por Rodrigo Machado; posse da nova patronagem sob o comando do Patrão Adair Rocha; espetáculo musical de Luciano Oliveira e o grande fandango que será animado pelo Grupo Marca de Campo. Contatos com o Patrão Machado pelo fone (51) 996.302.620 ou Patroa Libra (51) 984.425.633. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.
CTG Amaranto Pereira II
No mês de aniversário do CTG Amaranto Pereira, teremos, além do fandango de posse no dia 04 de novembro, as seguintes atividades culturais em novembro:
Dia 01 – tivemos oficina de declamação com Joseti Gomes;
Dia 08 – teremos a oficina de nós de lenço, com Lairton Santos;
Dia 15 – teremos a oficina Cerimonial de Protocolo, com Cezar Tomazzini;
Dia 22 – palestra “A Importância do Jovem no Tradicionalismo” por Natália Rodrigues;
Dia 29 – teremos a palestra “História do CTG Amaranto Pereira, que será proferida pelas prendas e peões do CTG.
Em todos os eventos culturais será fornecido certificado de participação. E os eventos são organizados e programados pelas prendas e peões do CTG.
CTG Sentinelas do Pago
Domingo, dia 05 de novembro, a partir das 18h, teremos o retorno do Grupo Tchê Guri no galpão do CTG Sentinelas do Pago, para animar grande domingueira. Informações com o patrão José pelo fone (51) 991.121.165. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.
Obtenção de recursos para reformas
De acordo com chasque de Giovani Grizotti, “CTGs poderão ter recursos para reformas, onde tramita na Assembleia Legislativa um projeto de lei que pode abrir uma nova fonte de recursos para Centros de Tradições Gaúchas, visando construção, reformas e conservação das entidades. O dinheiro viria do sistema Pró-Cultura, pelo qual as empresas que patrocinam atividades culturais abatem do ICMS parte dos valores investidos. O autor é o deputado Gilmar Sossella (PDT). A proposta já recebeu o parecer favorável do relator, deputado Luis Augusto Lara (PTB), na Comissão de Constituição e Justiça e aguarda exame na CCJ. Depois deverá passar pela Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, antes de ir para a votação em plenário. A intenção de Sossela é que o projeto seja aprovado ainda neste ano”.
Louvável esta iniciativa, mas lembramos que as entidades tradicionalistas, pra ter êxito nesta busca destes recursos, precisarão estar simplesmente em dia em todas as esferas públicas, onde deverão buscar negativas tanto nas esferas municipal, estadual e federal, começando com o registro e legalização da patronagem eleita nos órgãos competentes.