Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


E vamos fechando as porteiras de 2018

Faltam poucos dias para “finalizar o fandango da vida” de 2018. E preparêmo-nos para bailar e muito pelos galpões e acampamentos no ano vindouro. Teremos “novas patronagens” (governador e presidente), no Palácio Piratini e em Brasília respectivamente e gostaríamos que o ano de 2019 fosse (e será), especial de primeira, de luta, realizações, e vamos fazer a nossa parte para que isso realmente aconteça. A todos os leitores e amigos, tradicionalistas (ou não), desejamos em natal abagualado, especial de primeira e um ano novo com muitos projetos e realizações.

MTG confirma participação no Fórum Social Mundial

O presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, participou na tarde desta quarta-feira, 19 de dezembro, da reunião preparativa do Fórum Social Mundial - População Idosa, Pessoas com Deficiência, Diversidades.

O evento acontece nos dias 28 de janeiro a 01 de fevereiro de 2019 em Porto Alegre e, até o momento, tem mais de 80 oficinas cadastradas.

Segundo Callegaro, o envolvimento do MTG em ações da sociedade civil organizada é importante, porque demonstra o engajamento dos tradicionalistas na resolução de problemas do Estado, conforme preconiza o primeiro item da Carta de Princípios. “Com muito orgulho vamos fazer parte. Para a solenidade de abertura já confirmamos nossa presença com demonstração de danças tradicionais. E também estaremos presentes fazendo palestras e oficinas”, afirma. Chasque de Sandra Veronze – Assessoria de Imprensa do MTG/RS.

2º Costelaço Farroupilha

No ano passado, no dia três de dezembro, foi realizado o primeiro costelaço para render homenagens aos 400 anos de cultura gaúcha na América do Sul, (completado em 8 de julho de 2017), festejar o aniversário de 24 anos do ICF, 35 anos do extinto programa Galpão do Nativismo da Rádio Gaúcha, e mais de meio século do Sindicato Rural de Guaíba que sedeou o evento.

Como se diz no canto da zamba do gaúcho argentino, (não há primeira sem segunda), o Instituto Cavaleiros Farroupilhas que já efetivou 26 Cavalgadas Farroupilha, 9 Acampamentos de Carnaval e de Páscoa, várias incursões internacionais de promoção rio-grandense gaúcha, não se conteve e para festejar seus 25 anos e do Programa Gauchesco e Brasileiro do Sistema Tarca de Comunicação, parceiro univitelino do ICF, promoveram o segundo Costelaço Farroupilha, em grande estilo estrutural e cultural a beira do Rio Guaíba, no Balneário Sans Souci, do município de Eldorado do Sul, com a benção do prefeito de Eldorado do Sul - Ernani Gonçalves, do vereador de Porto Alegre - José Freitas, do representante do Ministério Público Estadual - Dr. Fausto Domingues e da Brigada Militar - Cel. Juarez Fraga, bem como da mídia pela BITCOM-TV, que gravou o programa TERRA de Omair Trindade direto do evento e da cobertura pelo canal 6 da NET, do programa de NetWork de Sérgio Martins, e mais dos 86 veículos filiados ao STC.

Assim, no dia 16 de dezembro, foram assados a moda antiga, 25 costilhares e uma ovelha inteira, na batuta do revelado assador, presidente do conselho consultivo do ICF, João Antônio Fagundes de Abreu que veio de Uruguaiana e recebeu do público e da mídia, nota dez com louvor, sendo colocado na seleta galeria dos maiores assadores gaúchos de grandes churrascos, o ponto alto da festa! Fonte! Coluna Regionalismo desta semana, por Dorotéo Fagundes.

COMENTÁRIOS ()