Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


1º FUTCHEBOL DE BOMBACHAS DE ALVORADA
Bueno! O CTG Chilena de Prata, juntamente com os demais CTGs e Piquetes da nossa cidade, boleia a perna e convidam a gauchada para participar e prestigiar o 1º FUTCHÊBOL de Bombacha Alvoradense, que será realizado no dia 28 de abril, a partir das 9h (depois do café de do mate....).
A indumentária exigida será a bombacha e o chinel campeiro, alpargatas, ou pé-no-chão, chinelo de dedo (opcional), com camisa de botão e lenço; o valor da inscrição será de apenas R$ 10,00 com direto ao almoço; a quantidade de jogadores será um goleiro mais cinco na linha. Nas regras, observar que ao fazer gol, não entrar mato adentro; não é necessário fazer parte de nenhum CTG; as inscrições vão até o dia 27 de abril, no galpão do CTG Chilena de Prata; idade mínima exigida de 15 anos (não é exigida idade máxima....). Contatos pelos fones (51) 3483-9286 ou (51) 9307-3767. O objetivo da renda é prover adequações necessárias aos PPCI’s dos CTGs de Alvorada. O evento será realizado na cancha de rodeios do CTG Chilena de Prata.
OFICINA DE ARTESANATO
Bueno! A patronagem do CTG Sentinelas do Pago, juntamente com o seu Departamento Cultural convidam os apreciadores do artesanato gaúcho para participar da oficina de artesanato, que será realizada todas as segundas-feiras das 14h às 17h e nas terças das 19h30min às 21h. O valor da inscrição será simbólico (apenas R$ 5,00 por pessoa). As aulas será gratuitas e no final, os participantes terão direito a um certificado. As aulas serão ministradas pela professora Rosane. Mais informações com a Fabiana pelo fone (51) 8431-1358.
ACADEMIA DE DANÇAS ALMA CRIOULA
Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva e a Academia de Danças Alma Crioula, dos amigos Marcelo Otto e Claudia, convidam os amigos de Alvorada e imediações, para participar do Curso de Danças Gaúchas de Salão. O curso vai iniciar no dia 21 de abril, às 19h, com seguimento neste horário nos domingos. Contatos com os instrutores pelos fones (51) 3442-3260 ou (51) 8406-8566. As inscrições continuam abertas. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.
ACADEMIA ESTAMPA GAÚCHA
Bueno! Os instrutores Caio e Luciane, da Academia de Danças Estampa Gaúcha e o CTG Coxilha Aberta, te convidam para participar dos cursos de fandangos programados para: a partir do dia 14 de abril, com seguimento aos domingos, às 20h30min, do curso básico; a partir do dia 21 de abril, também aos domingos, às 17h, do curso avançado. Contatos com os instrutores pelo fone (51) 9143-7166. O CTG fica na Rua Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.
CTG SENTINELAS DO PAGO
Bueno! A patronagem do CTG Sentinelas do Pago te convida para participar no dia 28 de abril, do almoço com domingueira, tendo no cardápio o tradicional churrasco gaúcho, arroz, maionese e saladas diversas. A partir das 15h, sobe no palco o Grupo Chasque Gaúcho e Negro da Gaita. Informações com Fabiana Thomaz pelo fone (51) 8431-1358; com patrão Rubens pelo fone (51) 8550-6576 ou com Fabiana Veleda pelo fone (51) 8545-0180. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 265, no bairro Maria Regina, Parada 56.
OS MONARCAS PREPARAM NOVO
Bueno! De acordo com a assessora de imprensa dos Monarcas Daiana Silva, “Gildinho e os demais integrantes do grupo Os Monarcas estão preparando um novo CD para os seus fãs e principalmente para quem admira as letras do compositor João Alberto Pretto. Os integrantes têm realizado encontros semanais no estúdio, em Erechim (RS), para selecionar as músicas e trabalhar nos arranjos. O grupo já gravou um CD com músicas do compositor João Alberto Preto. Esta será a segunda fez que terá a participação especial do músico Pedro Neves. A estimativa é que o novo trabalho seja lançado em junho deste ano pela gravadora Acit”.
BOCHINCHO VIRA CURTA METRAGEM
Bueno! A um bochincho certa feita, fui chegando de curioso, que o vicio é que nem sarnoso, nunca para nem se ajeita..... estes são os versos iniciais de uma das maiores obras do maior dos pajadores: Jayme Caetano Braun.
O chasque que chegou é que o diretor Frederico Bonaniestá está de volta à capital de todos os gaúchos, depois de trabalhar por uma década na TV Globo e por aqui adquiriu os direitos para filmar em curta metragem o poema “O Bochincho”, que deverá estar pronto e ser lançado no segundo semestre deste ano. Portanto, aguardemos ansiosamente para ver o Bonchincho em imagens.

COMENTÁRIOS ()