Tera-Feira, 20 de Outubro de 2020 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Congresso Tradicionalista acontece neste final de semana

O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, de 11 a 13 de janeiro, a 67ª edição do Congresso Tradicionalista Gaúcho. Neste ano a cidade sede é São Borja, na 3ª Região Tradicionalista. Uma das maiores expectativas para o evento é a eleição da nova diretoria. Concorrem o atual presidente do MTG, Nairo Callegaro, e a atual vice-presidente de administração e finanças, Elenir Winck.

Durante o evento os congressistas analisarão propostas para o tradicionalismo gaúcho. Um dos destaques é a escolha do Tema Anual, que estabelecerá a pauta de atividades nas entidades tradicionalistas, como palestras, encontros e outros. No total são sete temas inscritos: “O uso das tecnologias em prol do tradicionalismo”, “O Rio Grande do Sul com suas belezas naturais, sua arte e Tradição”, “MTG 2019 – Com Paixão e por Paixão, na busca do resgate e valorização de nossos antepassados”, “MTG no mundo digital: Tecnologia como ferramenta de integração e difusão de nossa Tradição, Cultura e Valores”, “Mulher Gaúcha – 70 anos de Inclusão no Tradicionalismo Gaúcho Organizado, suas conquistas e participações”, “Todo gaúcho vem do campo – O homem do campo como substância basilar da sociedade gaúcha”, e “A negritude na construção sociocultural gaúcha: Uma referência a trajetória e situação do negro no Rio Grande do Sul”. Fonte! Chasque de Sandra Veronese, da Assessoria de Imprensa do MTG.

CTG Amanhecer na Querência

Tomou posse no dia 04 de janeiro a nova patronagem do CTG Amanhecer na Querência, biênio 2019/2020 e pela primeira vez teremos a entidade sob o comando de uma prenda – a patrão Shirley Isabel Cambeiro. Demais membros: Sílvio Shuller – 1º capataz; Atair (Foguinho) – 2º capataz; Natalino Lopes – 1º tesoureiro; Walter – 2º tesoureiro; Janete Gomes – 1ª secretária e Sadi Borges – 2º secretário. Em breve o CTG vai divulgar o seu calendário de eventos e a data do fandango da posse festiva, que deverá ser em março.

Dionísio Costa, os Quatro Gaúchos e Família Ortaça

O galpão principal do Primeiro CTG do Mundo – o 35 CTG será palco de um fandango no dia 12 de janeiro, quando na ocasião, teremos o grande espetáculo musical (show) com a Família Ortaça, que vai apadrinhar o lançamento do CD “Essência do Gauchismo”, do meu amigo Dionísio Costa e dos amigos do Grupo Os Quatro Gaúchos, que vão animar o fandango até alta madrugada.. Contatos pelos fones (51) 986.168.814. 992.933.442 ou 985.838.588. O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 5300, em Porto Alegre. Em Alvorada, convites na Loja Alma Gaúcha – Av. Zero Hora, 925, no Jardim Algarve. Contatos pelo fone 984.425.633.

CTG Alma Crioula – Canoas

Também neste sábado, dia 12 de janeiro, o CTG Alma Crioula vai realizar o seu primeiro fandango de 2019; Na animação Régis Marques e Grupo Rodeio e Roger Moraes e Grupo Pátria Gaúcha. Contatos pelo fone watchêsapp (51) 994.677.468. O CTG fica na Rua Pelotas, 308, no bairro Mathias Velho, em Canoas.

Chasque do Patrão José dos Santos

Quero fazer um pedido de uma cadeira de rodas a uma pessoa querida do CTG Sentinelas do Pago, que sofreu um acidente e está precisando. Esta pessoa é a mesma que fez uma doação de uma cadeira de rodas há alguns meses atrás para o CTG e esta foi entregue a um rapaz do Bairro Umbu. Se souberem de alguém que possa fazer esta doação, agradeço muito. Um abraço do Patrão José dos Santos. Contatos pelo fone WhatsApp (51) 991.121.165.

COMENTÁRIOS ()