Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


PATRONO DOS FESTEJOS FARROUPILHAS: GILDINHO
O fandango realizado dia 24 de abril, no 35 CTG, em Porto Alegre (RS), teve dupla comemoração para os integrantes do grupo Os Monarcas. Primeiro, pela oportunidade de poderem animar a festa de aniversário de 65 anos do primeiro Centro de Tradições Gaúchas criado no mundo. E na sequencia, pela felicidade em poderem compartilhar com o público da grande notícia do dia.
Antes do baile, o gaiteiro Nésio Alves Corrêa, o Gildinho, líder do grupo, foi comunicado que seria o patrono dos Festejos Farroupilhas 2013. A decisão foi tomada à tarde, pela Comissão Estadual do evento.
Durante o baile, no 35 CTG, Gildinho convidou Rogério Bastos, assessor de imprensa do MTG - Movimento Tradicionalista Gaúcho, para subir ao palco e dar a notícia aos presentes. Atento às palavras anunciadas pelo representante do Movimento, o gaiteiro, de 71 anos, não conseguia esconder a felicidade de ter sido agraciado com tamanha homenagem.
“É uma alegria imensa. Estou muito feliz. Farei tudo o que for preciso para corresponder à altura esse compromisso. É uma honra receber essa homenagem tão importante para a cultura e para o povo gaúcho”, diz Gildinho.
Em nota publicada hoje à tarde, pela assessoria do MTG, a Comissão Estadual diz que escolheu Gildinho para ser o patrono dos festejos farroupilhas do RS “por sua trajetória que honra a musicalidade regionalista do estado, suas atitudes, personalidade e carisma com o público”.
Gildinho, que já conquistou a Medalha do Mérito Farroupilha, o Troféu Guri e indicações a prêmios nacionais, como o Sharp, juntamente com Os Monarcas, também figurou entre os grupos musicais mais lembrados pelos gaúchos, segundo pesquisa da Revista Amanhã. Agora, ele se junta ao elenco de homenageados como Luiz Menezes, Paixão Côrtes, Nico Fagundes, Wilmar Winck de Souza, Telmo de Lima Freitas, Rodi Borghetti, Alcy Cheuiche e Nilza Lessa. Chasque de Daiana Silva, assessora de imprensa dos Monarcas.
ANIVERSÁRIO DO GRUPO MARCA DE CAMPO
Bueno! Será neste sábado, dia 04 de maio, no galpão do CTG Gildo de Freitas, o grande baile de aniversário (7º) do grupo Marca de Campo. A animação será um presente de aniversário do próprio grupo aos seus fãs e amigos. Contatos com Marta Machado pelo fone 9601-9651. O CTG fica logo ali, no Parque dos Mayas, em Porto Alegre
OFICINA DE ARTESANATO
Bueno! A patronagem do CTG Sentinelas do Pago, juntamente com o seu Departamento Cultural convidam os apreciadores do artesanato gaúcho para participar da oficina de artesanato, que será realizada todas as segundas-feiras das 14h às 17h e nas terças das 19h30min às 21h. O valor da inscrição será simbólico (apenas R$ 5,00 por pessoa). As aulas serão gratuitas e no final, os participantes terão direito a um certificado. As aulas serão ministradas pela professora Rosane. Mais informações com a Fabiana pelo fone (51) 8431-1358.
MANO LIMA E OS QUATRO GAÚCHOS
Bueno! No dia 29 de abril – véspera de feriado, te convido para um grande evento no galpão principal do 35 CTG: o baile com Os Quatro Gaúchos, que vai começar às 22h e o grande espetáculo da noite com o grande artista gaúcho Mano Lima. Será o lançamento do CD dos Quatro Gaúchos, com o selo USA Discos. Contatos pelos fones (51) 3336-0035 (do 35 CTG) ou (51) 9113-3671 (gaiteiro Zezinho) O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 2300, em Porto Alegre
CHARLA DA SUBCOORDENADORIA
Bueno! A subcoordenadoria de Alvorada convida os patrões, prendas, peões e os campeiros da cidade para participar no dia 07 de maio do encontro mensal da Subcoordenadoria, que será nas dependências do CPF O Tempo e o Vento. Contatos com o Subcoordenador Giovani pelo fone (51) 9149-4977.

COMENTÁRIOS ()