A PRIMEIRA EXECUÇÃO DO HINO RIOGRANDENSE
A 30 de Abril de 1838, os farroupilhas obtiveram uma de suas maiores vitórias em todo o decênio revolucionário: a conquista da vila legalista de Rio Pardo. Em meio à euforia do triunfo, eles se deram conta de que havia sido aprisionada a banda militar do 2º Batalhão Imperial de Caçadores e seu respectivo maestro, Joaquim José Mendanha. Então lhe deram o encargo de compor a música do Hino da República Rio-Grandense. Historiadores afirmam ter acontecido a primeira execução em 5 ou 6 de Maio de 1838.
Apesar da denominação de "Hino Farroupilha", popularmente, é chamado de "Hino Rio-grandense". Em 1934 o hino sofreu alterações sob a revisão do maestro Antonio Tavares Corte Real, que lhe adaptou aos versos de Francisco Pinto da Fontoura, bem como realizou pequenos reparos de ordem rítmica para acentuar o caráter marcial. Fonte! Sítio oficial do MTG: www.mtgrs.blogspot.com.
CTG SENTINELAS DO PAGO I
Bueno! Neste dia 10 de maio, no galpão do CTG Sentinelas do Pago será realizado o jantar campeiro para as mães. No cardápio frango ao molho, arroz, feijão, polenta, farofa e saladas. Informações com Fabiana Thomaz pelo fone (51) 8431-1358; com patrão Rubens pelo fone (51) 8550-6576 ou com Fabiana Veleda pelo fone (51) 8545-0180. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 265, no bairro Maria Regina, Parada 56.
CTG GILDO DE FREITAS
Bueno! Neste sábado, dia 11 de maio, o CTG Gildo de Freitas vai realizar o grande jantar-baile com pré estreia da invernada adulta. A animação será por conta de Leandro Berlese e Grupo Buena Parceria. Contatos com o Flamarion pelo fone (51) 9955-0483. O CTG fica logo ali no bairro Parque dos Mayas, em Porto Alegre.
LANÇAMENTO DO CD DE ROGÉRIO KLIPEL
Bueno! Será no dia 18 de maio, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, o lançamento do primeiro CD solo de Rogério Klipel, sob o título “Campeiro e Apaixonado”. Será um grande jantar-baile com o apadrinhamento no palco do Grupo Querência Missioneira. E no tablado um grande espetáculo de boleadeiras do Fajardo. Informações e ingressos pelos fones (51) 9908-5569; (51) 9222-5668; (51) 8434-7826 ou (51) 3442-3880. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.
CTG SENTINELAS DO PAGO II
Bueno! E no dia 26 de maio, no galpão do CTG Sentinelas do Pago, grande domingueira com almoço, sob o comando musical do Grupo Tchê Véios. Informações com Fabiana Thomaz pelo fone (51) 8431-1358; com patrão Rubens pelo fone (51) 8550-6576 ou com Fabiana Veleda pelo fone (51) 8545-0180. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 265, no bairro Maria Regina, Parada 56.
43ª CIRANDA CULTURAL DE PRENDAS
Bueno! O Movimento Tradicionalista Gaúcho, a 18ª Região Tradicionalista do RS e a cidade tradicionalista de Santana do Livramento boleiam a perna e te abrem as porteiras para neste mês de maio, mais precisamente entre os dias 16 a 18 de maio, quando serão recepcionadas dezenas de prendas candidatas a um sonho: a almejada faixa de ser prenda do Estado do Rio Grande do Sul.
Santana do Livramento tem a honra de sediar um dos maiores eventos do MTG por ser a cidade da prenda estadual Raquel Pereira Pinheiro, representante do CTG Fronteira Aberta, daquela cidade da fronteira.
MANO LIMA E OS QUATRO GAÚCHOS
Bueno! No dia 29 de maio – véspera de feriado, te convido para um grande evento no galpão principal do 35 CTG: o baile com Os Quatro Gaúchos, que vai começar às 22h e o grande espetáculo da noite com o grande artista gaúcho Mano Lima. Será o lançamento do CD dos Quatro Gaúchos, com o selo USA Discos. Contatos pelos fones (51) 3336-0035 (do 35 CTG) ou (51) 9113-3671 (gaiteiro Zezinho) O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 2300, em Porto Alegre.