Sbado, 08 de Agosto de 2020 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


CTG Amaranto Pereira
Hoje, dia 07 de fevereiro, o CTG Amaranto Pereira vai abrir as porteiras para mais um jantar campeiro, com a boa música do Rio Grande ao vivo com Junior Costa Campeiro. Informações com o patrão Adair Rocha pelo fone (51) 999.990.294. O Amaranto fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.
Chasque da Subcoordenadoria de Alvorada
No dia 11 de fevereiro vai acontecer o primeiro Encontro Cultural do ano, às 20h30min, no galpão do CPF O Tempo e o Vento. O tema deste encontro será “falar em público, dinâmicas e como trabalhar em grupo”, sendo palestrante o Rogério Bastos. Informações com o Subcoordenador Jair Martins pelo fone (51) 999.994.513. O CPF O Tempo e o Vento fica na Rua São Vicente, 233, no Bairro Sumaré.
Chasque da Primeira Região Tradicionalista do RS
A Primeira Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul convida as entidades tradicionalistas que fazem parte desta, para a solenidade de posse da Coordenandoria Regional Gestão 2020, que será realizada no dia 12 de fevereiro, no galpão do CTG Carreteiros da Saudade. O Encontro Regional será às 20h30min. A solenidade de posse será às 21h e após, jantar (por adesão). O CTG fica na Rua Borges de Medeiros, 663, no Bairro Bonsucesso, em Gravataí.
CTG Alma Crioula
A cozinha do CTG Alma Crioula está em obras e isto tem seus custos. E para amainar estes custos, o CTG programou para o dia 15 de fevereiro, de um jantar campeiro, tendo no cardápio arroz, feijão, carne de panela, polenta e saldas. Informações pelo fone (51) 999.446.873. O CTG fica na Rua Frederico Dihel, na Vila Elza, em Viamão.
Os benefícios do chimarrão para a sua saúde
O chimarrão é uma bebida característica da cultura do sul da América do Sul, no Brasil é consumida em todo o país mas predominantemente no Sul do país pelo clima mais frio, também é muito consumido em parte da Bolívia, Chile, Paraguai e, principalmente, no Uruguai e na Argentina, é uma herança deixada pelas culturas indígenas quíchuas, aimarás e guaranis.
O chimarrão é feito a partir da erva-mate, também é misturado com diferentes chás, como anis, verde, hortelã e outros, para tomar um bom chimarrão é necessário uma cuia, uma bomba, erva-mate moída e água morna. Tomar regularmente traz muitos benefícios para nossa saúde.
Elimina a fadiga e o cansaço; o chimarrão é rico em alcaloides, principalmente a cafeína, o chimarrão tem a capacidade de ajudar na eliminação da fadiga, diminui também o cansaço mental; ajuda na digestão; a erva-mate possui propriedades digestivas, laxativas, combatendo a constipação intestinal, depois de um belo almoço de domingo ou aquele churrasco tomar chimarrão ajuda na digestão e também no bom funcionamento do intestino; diurético.
Como o chimarrão deve ser tomado muito quente, ele pode ajudar muito no bom funcionamento dos rins, promovendo a eliminação de líquidos, o que o torna perfeito para combater quem tem retenções e inchaços. O chimarrão tem excelente efeito diurético.
Fonte de vitaminas e sais minerais.
O chimarrão é considerado um excelente alimento por conter quase todos os ingredientes necessários para o organismo, ele possui minerais: ferro, fósforo, potássio e manganês, completando a dieta. A fonte deste chasque é o sitio Tradição gaúcha. Abra as porteiras clicando em www.tradicaogaucha.com.br.

COMENTÁRIOS ()