Tera-Feira, 04 de Agosto de 2020 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Eventos tradicionalistas continuam suspensos

Com o agravamento da pandemia do Corona vírus, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), por meio de portaria divulgada no dia 19 de março, informou a todos os tradicionalistas que os eventos programados pela entidade até 31 de maio estão suspensos em função do Covid-19. Assim, além da Festa Campeira do Rio Grande do Sul (Fecars), agora também estão suspensos o Entrevero de Peões e Ciranda de Prendas, ambos da fase estadual. A portaria recomenda que as mesmas medidas de suspensão sejam adotadas nas trinta regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul e atingem os CTGs da nossa cidade e de todo o Rio Grande do Sul.

A cultura do Rio Grande perde Airton Pimentel

Sábado passado, dia 21 de março, faleceu, aos 81 anos de idade, o cantor e compositor Aírton Pimentel, autor de clássicos da música regional gaúcha como “Negro da Gaita”, “Rancho da Estrada”, “Missal das Reses”, “Baile de Campanha”, “Vento Norte”, entre outros. Foi o autor da trilha sonora do filme “Um Certo Capitão Rodrigo”, inspirado na obra do escritor gaúcho Érico Veríssimo, que foi rodado no pampa gaúcho, em 1970. Também fundou com Edu Réus e Ari Marchi, o conjunto “Os Araganos”, considerado um dos melhores grupos vocais gaúchos de todos os tempos. Em 1974 começou a sua carreira solo, com o disco “Menestrel” e em 1982 trouxe à luz o trabalho musical “Gaúcho ao Pé da Letra” que alcançou a vendagem recorde na época, de mais de 70 mil LP’s em todo o Brasil. Buscamos este chasque no sítio Facebook de Jairo Reis.

CTG Alma Crioula tem nova patronagem

No começo do mês, no dia 07 de março, tivemos o jantar-fandango de posse da nova patronagem do CTG Alma Crioula. Na oportunidade várias entidades tradicionalistas se fizeram presentes na posse e no fandango, que teve a animação do Grupo Marca de Campo. E entre estas, o CTG Setembrina dos Farrapos, CTG Sentinelas do Pago, CTG Bento Gonçalves da Silva e CTG Amanhecer na Querência. Também esteve presente o grupo de danças Marca Gaúcha e da coordenadora da União Tradicionalista Viamonense (UTV) Ana Sara. Então, para o biênio 2020/2020, as rédeas da entidade estão sob o comando de:

Patrões: Artidonio Santos e Teresinha Santos
Primeiro Capataz: Marcos Leandro Silva
Segundo Capataz: Gilmar Vailon
Primeiro Agregado das Pilchas: Claudiomar Santos
Segundo Agregado das Pilchas: Marília Vieira
Secretária: Rose Paz
Conselho Fiscal: Oneide Paz e Liziane Paz
Departamento Patrimônio: Sandro Carrion e Cristiane Carrion
Departamento Cultural: Cláudia Santos
Departamento de Eventos: Roger Adorian e Cristina Adorian
Departamento de Comunicação: Rosi Paz
Departamento de Esportes: Arnildo Armani e Marisa Armani
Xirú das Falas: Everson Iung
Coordenadoria Artística: Adriana Vailon
Peão Caseiro: Vanderlei da Silva
Coordenadores de Invernadas:
Invernada Mirim: Jefferson Tonaizer e Roberta Tonaizer
Invernada Juvenil: Rose Paz e Cristiane Carrion
Invernada Adulta: Daniel Ozório e Natália Ozório
Invernada Estilizada: Alexsandro Armani

COMENTÁRIOS ()