Tera-Feira, 04 de Agosto de 2020 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


CTG Amaranto Pereira

O CTG Amaranto Pereira está arrecadando leite, brinquedos, alimentos não perecíveis e roupas para as crianças da Aldeia Indígena Lakua Hovy de Viamão. Entre em contato com o patrão Adair Rocha pelo fone zapp 051.999.990.294 para efetivar a sua doação. Colabore com a luta do CTG em favor das crianças indígenas.

Chasque da Subcoordenadoria de Alvorada

E continua o rodízio do “pague e leve” dos CTGs da nossa cidade. Hoje, dia 03 de julho será no galpão do CTG Raça Gaúcha. No dia 10 será no CTG Chilena de Prata; no CTG Tradição será no dia 17; no galpão do CPF O Tempo e o Vento será dia 24 e no dia 31 de julho no galpão do CTG Amaranto Pereira. Esta sistemática vai continuar, por ora, enquanto a pandemia do COVID 19 continuar em toda esta terra que chamamos de mundo. Mais informações com o Subcoordenador Jair Martins pelo fone (51) 999.994.513.

CTG Bento Gonçalves da Silva

Abriram as inscrições, que vão até o dia 23 de julho, que serão limitadas, para o 2º Adelante do Verso Albeni Carmo de Oliveira, O evento será online, nos dias 25 e 26 de julho, na categoria poesia inédita (pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e veterana). As premiações serão para as modalidades acima citadas, para o primeiro e segundo lugares, respectivamente. Informações e inscrições pelo chasque eletrônico rosana_pro@yahoo.com.br.

Estância da Poesia Crioula tem nova diretoria

Sob os auspícios de São Pedro, padroeiro da entidade, no dia 29 de junho de 1957 era oficialmente criada a Estância da Poesia Crioula e empossada sua primeira diretoria tendo à frente, como Presidente, o poeta uruguaianense, advogado e professor Hugo Ramirez. Nestes 63 anos de atividades ininterruptas, resgatando, preservando e disseminando prosa e poesia, a Academia Xucra do Rio Grande, como era carinhosamente conhecida, abrigou em sua sede própria na capital de todos os gaúchos uma plêiade de vates que deixaram eternizados os mais belos escritos nos arquivos literários, na memória e no coração dos rio-grandenses.

Em todo este período de sua existência em nenhum momento houve disputa eleitoral. Os 31 pleitos ocorridos foram por consenso. Dando continuidade a esta característica e honrando os legados destes verdadeiros imortais, na tarde de hoje, 29 de junho de 2020, foi empossada a nova diretoria da nossa querida EPC, tendo à frente, como Presidente (vejam as coincidências), o poeta uruguaianense, advogado e professor Maxsoel Bastos de Freitas.

No mundo de hoje, dinâmico e imediatista das redes sociais, não é fácil administrar, congregar e manter agremiações literárias mas temos a certeza de que, pelo comprometimento de seus confrades, serão dois anos da mais pura devoção a uma história que custará a ter um fim, ou seja, a da Estância da Poesia Crioula.

Nominata da Diretoria da Estância da Poesia Crioula biênio 2020/2022:

Presidente: Maxsoel Bastos de Freitas
Vice-Presidente: Léo Ribeiro de Souza
Primeiro Tesoureiro: Ubirajara Anchieta Rodrigues
Segundo Tesoureiro: Darci Everton de Souza Dargen
Secretário Geral: Dione de Fátima Spillari Souza
Segundo Secretário: Darci Ignácio da Silva
Conselho Deliberativo: José Machado Leal; José Altair Corvello; César José Tomazzini Liscano.
Conselho Fiscal: Cândido Adalberto de Bastos Brasil; Juarez Fontana de Miranda;
Sidnei da Rosa Azambuja. Fonte! Chasque do meu amigo Léo Ribeiro de Souza, publicado no seu galpão virtual em www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

COMENTÁRIOS ()