Domingo, 04 de Junho de 2023 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Chasque da Coordenadoria Regional

A Coordenadoria Regional da Primeira Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul (1ª RT/RS) informa as seguintes alterações no seu calendário de eventos anual, onde estão cancelados definitivamente em 2020: o FESTINIL (Festival Artístico e Cultural Juvenil); a etapa do Regional do ENART; o Concurso Farroupilha (provas presenciais); o Acampamento da Juventude da 1ª RT/RS e o FESTIRIM (Festival Artístico e Cultural Mirim). Por sua vez estão suspensos os seguintes eventos: a Classificatória ENECAMP Bocha Campeira, Tava, Tetarfe, truco e o prazo final para as inscrições pro ENART 2020.

Por outro lado, o Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG/RS) comunica que a 88ª Convenção Tradicionalista, que ocorreria no dia 25 de julho, está suspensa e as proposições para esta Convenção, poderão ser enviadas com o prazo de trinta dias antes da realização desta, para o e-mail da Secretaria do MTG/RS – secretaria@mtg.org.

CTG Bento Gonçalves da Silva

Abriram as inscrições, que vão até o dia 23 de julho, que serão limitadas, para o 2º Adelante do Verso Albeni Carmo de Oliveira, O evento será online, nos dias 25 e 26 de julho, na categoria poesia inédita (pré-mirim, mirim, juvenil, adulta e veterana). As premiações serão para as modalidades acima citadas, para o primeiro e segundo lugares, respectivamente. Informações e inscrições pelo chasque eletrônico rosana_pro@yahoo.com.br.

CTG Amaranto Pereira

O CTG Amaranto Pereira está arrecadando leite, brinquedos, alimentos não perecíveis e roupas para as crianças da Aldeia Indígena Lakua Hovy de Viamão. Entre em contato com o patrão Adair Rocha pelo fone zapp 051.999.990.294 para efetivar a sua doação. Colabore com a luta do CTG em favor das crianças indígenas.

Chasque da Subcoordenadoria de Alvorada

Enquanto esta pandemia do COVID 19 persistir em nossa cidade, em nosso Estado, País e em todo o mundo, as atividades nos galpões das nossas entidades tradicionalistas continuarão restritas. Mas o rodízio do “pague e leve” dos CTGs da nossa cidade segue. Hoje, dia 10 de julho, será no CTG Chilena de Prata; no CTG Tradição será no dia 17; no galpão do CPF O Tempo e o Vento será dia 24 e no dia 31 de julho no galpão do CTG Amaranto Pereira. Esta sistemática vai continuar, por ora, enquanto a pandemia do COVID 19 continuar em toda esta terra que chamamos de mundo. Mais informações com o Subcoordenador Jair Martins pelo fone (51) 999.994.513.

Luiz Alberto Ibarra

Com pesar comunico o falecimento de meu grande amigo, confrade e incentivador, o uruguaianense Luiz Alberto Ibarra, um dos últimos fundadores da Estância da Poesia Crioula ainda vivo. Luiz Alberto Ibarra se formaria em nova faculdade (direito) este ano, ao completar 90 anos de idade, um curso que era seu sonho. O velório aconteceu no dia 04, no Cemitério São Miguel e Almas, em Porto Alegre. É mais um poeta que cruza as Sesmarias do Infinito. Este chasque é do meu amigo Léo Ribeiro de Souza, publicado no seu galpão virtual www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

Tive a oportunidade de ser colega de trabalho do seu Ibarra, na Emater/RS, mais precisamente no Escritório Central em Porto Alegre e em uma destas oportunidades, ele me presenteou com um dos seus livros “Um Canto para o Meu Chão”. Aos familiares, amigos e colegas seus da Emater/RS, as nossas condolências.

COMENTÁRIOS ()