Segunda-Feira, 21 de Setembro de 2020 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


MTG e FCG divulgam cartilha para retomada das atividades

O Movimento Tradicionalista Gaúcho do Rio Grande do Sul (MTG) e a Fundação Cultural Gaúcha (FCG) divulgaram, na quinta-feira, 30 de julho, a Cartilha de Orientação para atividades ligadas à arte e à cultura. O documento está disponível no site do MTG (www.mtg.org.br) e tem como objetivo apresentar uma sugestão segura para que as entidades filiadas ao MTG/RS possam retomar suas atividades, observando os regramentos estaduais e municipais e tendo como norteador principal o sistema de bandeiras criado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. A bandeira preta significa risco altíssimo; a bandeira vermelha, risco alto; a bandeira amarela, risco baixo.

Segundo César Oliveira, vice-presidente de Administração e Finanças do MTG, durante o período de vigor das bandeiras preta ou vermelha, as atividades e organizações associativas à arte e à cultura terão suas atividades e eventos presenciais suspensas, sendo possível somente a execução de atividades remotas, como por exemplo aulas online. No caso de bandeira laranja ou amarela, haverá a possibilidade de ocupação parcial dos espaços dos estabelecimentos, desde que respeitadas as orientações.

Acampamento Farroupilha de Porto Alegre terá Galpão Virtual

O Acampamento Farroupilha, que a cada setembro reúne cerca um milhão de pessoas no Parque da Harmonia, em Porto Alegre, ganha novo formato em 2020. Em decorrência da pandemia da covid-19 e as respectivas orientações de saúde pública que proíbem a formação de aglomerações, o evento será online, de 13 a 20 de setembro.

O projeto do Galpão Virtual Universo Gaúcho foi apresentado na segunda-feira, 03 de agosto, em videoconferência que contou com a participação de representantes do Executivo Municipal, do Movimento Tradicionalista Gaúcho e da Fundação Cultural Gaúcha. A proposta é realizar um evento com uma nova ideia, conceito renovado e maior amplitude, explica o presidente da Comissão Estadual dos Festejos Farroupilhas e também vice-presidente de Administração e Finanças do Movimento Tradicionalista Gaúcho, César Oliveira.

Na sua opinião, Galpão Virtual tem potencial para, no ambiente virtual, repetir e superar o sucesso que é presencialmente, tanto em termos quantitativos como qualitativos. “Online, as barreiras físicas e geográficas são superadas e as estratégias disponíveis de divulgação e segmentação são diversas e efetivas”, explica.

Para isso, uma ampla programação está sendo organizada, reunindo na área artística grandes nomes da música gaúcha. Também estão previstas oficinas com temas como gastronomia, dança, cutelaria, artes plásticas, vaca parada e artesanato, entre outras. A princípio, a Casa do Gaúcho, localizada no Parque da Harmonia, será central de onde todas as transmissões serão realizadas. A proposta é montar no local uma estrutura que reproduz o conceito de grandes estúdios cenográficos, produzindo conteúdo que ficará como legado e patrimônio audiovisual. Fonte! Os dois Chasques desta coluna foram remetidos pela assessora de imprensa do MTG Sandra Veroneze, por chasque eletrônico (e-mail).

COMENTÁRIOS ()