Quarta-Feira, 28 de Outubro de 2020 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Chasque da Coordenadoria Regional

A Coordenadoria Regional da Primeira Região Tradicionalista do RS boleia a perna e coloca à disposição, de forma virtual, o 2º ENESPA – Palestra virtual do Encontro de Estudos Dirigidos à Patronagem. Será neste sábado, dia 26 de setembro, às 10h e o palestrante será Haroldo Teixeira. Acesse a assista na plataforma do Google Meet – https://meet.google.com/eny-ozcb-kxz. O acesso à sala virtual terá a liberação 30 minutos antes do início do evento.

Chasque do Projeto Marmita Solidária

O calendário tem as datas comemorativas. Em agosto o dia dos pais. Em setembro, os festejos farroupilhas e em outubro o dia das crianças. E o projeto Marmita Solidária/RS está se mobilizando para esta data, com uma grande ação social, com o objetivo de atender 1.500 crianças, em Porto Alegre e Alvorada. Será no dia 12, com uma tarde com cachorro-quente, pipoca, guloseimas e brinquedos. Mas para esta ação se concretizar, o projeto depende de doações. São aceitos: brinquedos, doces, salsicha, molho de tomate e embalagens. E qualquer valor em dinheiro será bem-vindo. Basta fazer o depósito em nome de Luiz Antônio M. Gomes. Ag. 0958. C/C 0024595-7. CPF 332.518.190-20 – Caixa Econômica Federal. Mais informações com o Vladimir Kuze, o Mano pelo fone / watts (51) 999.333.095.

Com ‘Do Fundo da Grota”, Baitaca viraliza

O cantor Baitaca, de São Luiz Gonzaga, é o mais novo midas da cultura gaúcha: tocou, virou ouro. Tudo por causa da música “Do Fundo da Grota”. O missioneiro, que tem orgulho em dizer que mora no fundo da grota, perdeu as contas de quantas vezes a canção já foi regravada. Sua popularidade aumentou após os humoristas do site “Santo Fole” viralizarem a expressão “se não tocar Do Fundo da Grota, não adianta”.

Desde então, o desafio nas redes sociais tem sido executar a música nos mais inusitados ambientes e com os mais improváveis intérpretes. Em um vídeo, por exemplo, a montagem produzida pelo Gustavo Brodinho mostra Bob Marley e banda “interpretando”, com vocal e tudo, o hit do cantor missioneiro. Tem até o Roupa Nova “imitando” o músico. Fonte! Chasque do meu amigo Giovani Grizotti publicado no sítio Repórter Farroupilha: https://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/blog/reporter-farroupilha.

General Bento Gonçalves da Silva

Foi simplesmente do maior nome da história de nosso Estado. Bento Gonçalves da Silva nasceu num 23 de setembro de 1788. Um fato curioso é que num dia 21 de setembro, do ano de 1835, dois dias antes de completar 47 anos, sob gritos e vivas, adentrava na cidade de Porto Alegre para começar a mais longa revolução da história brasileira a qual acabamos de comemorar.

Muitos historiadores, nos dias de hoje, tentam minimizar ou até mesmo denegrir a imagem deste grande líder ao dizer que a Guerra dos Farrapos foi elaborada pelos estancieiros mas quem pegava em armas eram os pobres, negros e índios. Uma meia verdade, pois em todas as frentes de batalhas líderes como Onofre Pires, Antônio de Souza Netto, Teixeira Nunes e o próprio Bento cavalgavam a frente de seus esquadrões. Tanto é assim que muitos morreram nestes embates e o general que hoje aniversaria foi preso com todo seu pelotão na derrota da Ilha do Fanfa. Que viva sempre em nossa memória. Fonte! Chasque de Léo Ribeiro de Souza, publicado no seu sítio www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

COMENTÁRIOS ()