Terça-Feira, 17 de Outubro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


DOIS BONS EXEMPLOS DO PIONEIRO 35 CTG
Todas as entidades tradicionalistas que tem como objetivo ser casas de bailes estarão fadadas a desaparecer ou vão ter que mudar de nome e se tornar bailões. Por isso, nos CTGs, Piquetes e similares, em primeiro lugar, cultuamos as tradições do nosso Estado e de acordo com o artigo 1º da Carta de Princípios do Movimento Tradicionalista, nos colocamos à disposição do Estado – isto quer dizer, nos colocamos à disposição da sociedade onde esta entidade tradicionalista está inserida (bairro, cidade, região).
Louvável e com merecidos aplausos para as duas propostas de eventos que vão acontecer no galpão do 35 CTG. Ambos se confundem e são de alta relevância e inclusão social.
No dia 06 de julho inicia um curso de Libras (Língua Brasileira de Sinais). A duração será de três meses, sendo realizado aos sábados, das 14hs às 17h, na sala do Conselho de Vaqueanos da entidade. Os valores são de R$ 250,00 à vista ou então R$ 100,00 mensais, estando incluídos os polígrafos, as aulas, a música, e a língua de sinais para conversação com surdos. O curso será ministrado por Leda Salvi, Informações pelos fones (51) 3336-0035 e/ou (51) 8588-2924.
A outra oportunidade que o 35 CTG oferece para a sociedade é a criação da sua invernada de danças direcionada para surdos. Seu chasque diz: “já quebramos todas as barreiras.... se você tem deficiência auditiva, venha dançar na invernada de surdos”. Os ensaios acontecem aos sábados, das 9h às 11h. Contatos com a professora Leda pelo fone (51) 9371-6127.
CTG AMARANTO PEREIRA
A patronagem do CTG Amaranto Pereria boleia a perna e convida a gauchada para particpar nas sextas-feiras, do tradicional jantar campeiro. E no dia 21 de junho, inicia o tradicional curso de danças gaúchas de salão (fandango). O curso será ministrado por Machado e Libra Severo. Contatos com os instrutores pelos fone 8442-5833 ou 3364-5883 (à noite) ou pelo chasque eletrônico librasev@hotmail.com. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.
FASE REGIONAL DA 44ª CIRANDA DE PRENDAS
Estamos às portas da fase regional da 44ª Ciranda e do 26º Entrevero de Peões, que acontecem nas trinta regiões tradicionalistas do Rio Grande do Sul. Na 1ª Região Tradicionalista, teremos a seguinte programação:
1 - Dia 22 de junho, na sede da 1ª RT – mostra folclórica e as provas artísticas, para as prendas que concorrem nas três modalidades (mirim, juvenil e adulto) e para os peões e guris;
2 - Dia 23, para os peões, teremos as provas campeiras na sede campeira do CTG Gomes Jardim (Guaíba);
3 - No dia 29, a prova escrita será na sede da 1ª RT e à noite. O fandango (com pilcha completa e obrigatória), e a promulgação dos resultados, vão acontecer no DTG Cancela da Liberdade, do Clube Caixeiros Viajantes, em Porto Alegre, sob o comando musical do Grupo Tetúlia Gaúcha (o fandango não será no galpão do DTG Lenço Colorado, entidade da atual 1ª Prenda Regional, devido às obras do Estádio Beira-Rio).
Na fase estadual da 44ª Ciranda Estadual de Prendas, que será realizado em maio de 2014, sem Santa Maria, vão participar as primeiras prendas mirim, juvenil e adulto, que vamos conhecer na noite do dia 29 de junho, assim como os peões e guris vencedores da fase regional, vão encarar a fase estadual no ano que vem na cidade de Giruá.
CTG ALMA CRIOULA – VIAMÃO
Neste sábado – dia 22 de junho, te convidamos pra bolear a perna lá pros lados da Vila Elza, pois no galpão do CTG Alma Crioula teremos um grande jantar-baile que é promovida pela sua invernada juvenil. A animação será por conta do Brupo Alma de Campanha. O CTG fica na Av. Frederico Dihel, 700, na Vila Elza, em Viamao.
EVENTO NACIONAL PRA XIRUZADA
Um evento direcionado pros veteranos, pra xiruzada do Rio Grande e do Brasil, está na programação do CTG Rancho da Saudade. É o 1º Festival nacional de Veteranos, que será realziado no seu galpão nos dias 29 e 30 de junho. Teremos como atrações as seguintes modalidades: danças tradicionais ( além da melhor entrada e melhor saída); declamação, intérprete vocal, chula, truco, danças de par. Na modalidade danças tradicionais, bons prêmios em dinheiro, do primeiro ao décimo lugar. Contatos com o partão Vallandro pelo fone (51) 9808-3332. O CTG fica na Av. Frederico Ritter, 2.626, cidade de Cachoeirinha.

COMENTÁRIOS ()