Tera-Feira, 06 de Dezembro de 2022 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


CTG RAÇA GAÚCHA

A patronagem do CTG Raça Gaúcha programou para o dia 09 de abril, um grande jantar-baile alusivo ao aniversário da entidade, tendo no cardápio comida campeira. Na animação o Grupo Lendas do Sul. Será exigido o uso de máscara. Valor individual do convite será de apenas R$ 25,00. Informações pelo fone waths (51) 991.111.264. O CTG fica na Rua Aimoré/H, 266, no bairro Salomé.

CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA

O CTG Amanhecer na Querência convida os tradicionalistas para o ato de inauguração da Biblioteca Antônio Ribas (Tio Ribas) e a realização do Festival de Poesias Antônio Ribas, a partir das 9h do dia 10 de abril em seu galpão de eventos. Informações e inscrições para a participação do festival pelo fone wahts (51) 991.387.443, com a Patroa Shirley. Tive a oportunidade de conhecer Tio Ribas, um dos esteios desta entidade tradicionalista e parabenizo o CTG por eternizar o nome do Tio Ribas dando o seu nome para a sua biblioteca, pois um CTG sem uma biblioteca é apenas uma casa de bailes.

PIQUETE PÉ DE AMIGO

A gauchada que gosta de uma cavalgada e de uma charla (prosa) em galpão vai ter esta oportunidade no dia 10 de abril. A cavalgada é uma iniciativa do Piquete Pé de Amigo. O trajeto inicia no casco às 9h, com saída no fim da linha do ônibus da Figueira, com chegada no galpão de eventos do CTG Chilena de Prata, na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre, onde teremos almoço macanudo com churrasco, arroz, feijão, aipim e saladas, por apenas R$ 30,00 por pessoa. Contatos com o Marquinhos pelo fone waths (51) 995.574.671 ou então com o Telmo pelo fone waths (51) 993.855.623.

CTG SENTINELAS DO PAGO

A 1ª Prenda Juvenil Milena Gomes e o Departamento Cultural do CTG Sentinelas do Pago vão realizar no dia 12 de abril uma atividade de cunho social: a oficina “cascas de ovos pintados” e já lançam a campanha de arrecadação de casca de ovos e ingredientes e doação para o Projeto Menotti Garibaldi. Eis a programação: credenciamento às 20h; abertura oficial às 20h30min; a realização da oficina às 20h45min e o encerramento por volta das 21h30min. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 2016, no bairro Salomé. Contatos com o Patrão Alex pelo fone 051 984.357.113.

FESTEJOS FARROUPILHAS: TEMA E PATRONO

Depois do recesso imposto pelas autoridades sanitárias mundo afora devido à pandemia do Covid 19, 2022 é o ano da retomada das atividades tradicionalistas. Já estão acontecendo os cursos de danças de fandango, os jantares galponeiros, os fandangos e teremos os festejos farroupilhas de modo presencial em todas as regiões tradicionalistas do nosso Rio Grande.

E já temos o tema dos festejos deste ano: Etnias do Gaúcho: Rio Grande – Terra de Muitas Terras. Esta decisão foi anunciada no dia 6 de abril pela Comissão dos Festejos. Na oportunidade também tivemos a escolha do Patrono para os festejos deste ano. Trata-se de Adair de Freitas, cantor e compositor, gaiteiro e violonista, com mais de 50 anos de carreira sendo autor de alguns clássicos do cancioneiro regional gaúcho, com destaque para “De Já Hoje”, “Meu Canto”, “Changueiro de Vida e Lida”, “Previsão”, Mocito. Adair gravou 14 discos, um DVD e por volta de 300 músicas em festivais nativistas, e no total, com mais de 500 músicas em toda a sua carreira musical.

COMENTÁRIOS ()