Segunda-Feira, 28 de Novembro de 2022 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


FESTEJOS FARROUPILHAS COMEÇARAM

Depois de uma pausa forçada pela pandemia do Covid 19, que no Brasil iniciou por volta de março de 2020, onde o mundo todo parou, teve medo e muitas mortes em todo o planeta. Mas com o avanço da ciência, com a chegada das vacinas, o vírus foi derrotado e o mundo aos poucos voltou ao antigo normal.

No ano passado, apesar de restrições (e medo) devido à doença, em Alvorada tivemos um Acampamento Farroupilha, na área do lado do CTG Amanhecer na Querência. Mas este ano, tudo normalizado, os fandangos, cursos de fandango, rodeios e demais eventos tradicionalistas voltaram ao presencial, no dia 25 de agosto partiu rumo à Canguçu um piquete com 16 tradicionalistas, que trouxeram à pata de Cavalo a centelha da Chama Crioula que foi acesa naquele município em agosto passado. E este piquete trouxe o fogo da tradição no dia 7 de setembro, feriado nacional.

O piquete chegou no início da tarde, onde foi recepcionado pelos dirigentes tradicionalistas locais e algumas autoridades políticas da nossa cidade, e em seguida tivemos a abertura oficial dos Festejos Farroupilhas, este ano, em novo local, na Sede Campestre da Sociedade União, na Av. Primavera, 344. E no final da tarde tivemos o primeiro espetáculo musical gaúcho, com Eco do Minuano e Bonitinho.

FESTEJOS FARROUPILHAS – PROGRAMAÇÃO!

E continuamos com vasta programação farroupilha no Acampamento. Hoje, dia 9: às 9h e às 14h – Oficina Campeira de Encilha com Campeira Juvenil e Oficina de Jogos Campeiros com o CTG Amanhecer na Querência. Às 20h, ronda crioula do CTG Campeiros do Sul, com a participação do CPF O Tempo e o Vento e os CTGs Raça Gaúcha e Sentinelas do Pago. E às 21h30, show gaúcho com Grupo Eco do Pampa. No sábado, dia 10, às 16h, café farroupilhas das mulheres, com o Departamento Cultural e Campeiro Feminino e às 21h30, apresentação do Grupo Máquina Fandangueira.

No domingo, dia 11, às 21h30 – espetáculo musical gaúcho com o Grupo Lendas do Sul. No dia 12, segunda-feira, às 9h e às 14h, oficina de brinquedos feitos de sucatas, com as prendas mirins e mini mirim farroupilha. E às 20h, ronda crioula do CTG Tradição, com os convidados, os CTGs Campeiros do Sul e Amaranto Pereira e o CPF O Tempo e o Vento. Na terça-feira, dia 13, às 9 e às 14h, palestra com Cesar Tomazzini, que vai abordar o Tema dos Festejos Farroupilhas deste ano (Etnias do Gaúcho: Rio Grande, terra de muitas terras) e às 20h teremos a ronda crioula do CTG Bento Gonçalves com a participação do CPF O Tempo e o Vento e os CTGs Campeiros do Sul e Sentinelas do Pago.

Na quarta-feira dia 14, às 9h, gincana escolar e às 20h, ronda crioula do CPF O Tempo e o Vento, onde vão participar os CTGs Amaranto Pereira, Campeiros do Sul e Bento Gonçalves da Silva. Na quinta-feira, dia 15, às 9 e às 14h, oficina de fuxico; às 18h30, concurso de culinária campeira; às 20h ronda crioula com o CTG Amanhecer na Querência e participação dos CTGs Bento Gonçalves da Silva, Tradição e Amaranto Pereira. E às 21h30, tertúlia livre com artistas locais. E no dia 16, sexta-feira que vem, às 9h e às 14h, oficina de chimarrão; às 18h30 continua o concurso de culinária campeira; às 20h, ronda crioula do CTG Amaranto Pereira e convidados os CTGs Amanhecer na Querência, Raça Gaúcha e Sentinelas do Pago. E os festejos farroupilhas terão continuidade aqui na nossa coluna na próxima edição.

COMENTÁRIOS ()