Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


CHAMA CRIOULA ARDE EM GENERAL CÂMARA
O acendimento da Chama Crioula, ato que dá início às comemorações farroupilhas, aconteceu dia 16 de agosto pela manhã na histórica localidade de Santo Amaro do Sul, distrito de General Câmara. O fato foi acompanhado por milhares de tradicionalistas. Centenas de cavalarianos que por lá estiveram levarão uma centelha da chama, a pata de cavalo, até sua respectiva região tradicionalista. Até o dia 20 de setembro diversas comemorações se alastrarão por este Brasil de Bombacha. Este é um chasque de Léo Ribeiro, publicado no sítio www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

COMEÇAM OS FESTEJOS FARROUPILHAS EM ALVORADA
No sábado passado, dia 16 de agosto, os tradicionalistas locais, de ônibus, se deslocaram até Santo Amaro do Sul, distrito de General Câmara, onde participaram da programação oficial do acendimento da Chama Crioula, que vai iluminar e manter aceso o fogo da tradição nos festejos farroupilhas deste ano.
Agora chegou a vez dos homens e mulheres que montam os seus pingos, rumarem para o local do acendimento. No dia 1º de setembro pela manhã, no casco sai um piquete, que deverá chegar em Santo Amaro no dia 03. E no dia 02 de setembro, sai outro piquete, em caminhão boiadeiro para o mesmo destino.
A saída dos dois piquetes com mais de 70 cavaleiros, de Santo Amaro do Sul, será no raiar do dia 04 de setembro e a chegada está prevista para o dia 08 de setembro, por volta das 18h, na Praça Central, onde vai acontecer a abertura oficial dos festejos farroupilhas deste ano em nossa cidade. Neste dia, o espetáculo artístico que abre os festejos será com Luiz Marenco, às 21h no palco central da praça. Na próxima edição estaremos trazendo a programação da Praça Central e das Rondas dos CTGs, que vai começar no dia 09 de setembro, no galpão do CTG Amaranto Pereira.

CTG SENTINELAS DO PAGO
Neste domingo, dia 25 de agosto, teremos uma grande domingueira com almoço no galpão do CTG Sentinelas do Pago. No cardápio o tradicional churrasco, galeto, arroz e saladas. Após o almoço, o Grupo Tira Lasca vai animar a gauchada. Informações pelo fone 8431-1358. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

CTG AMARANTO PEREIRA
No próximo domingo, dia 25 de agosto, no galpão do CTG Amaranto Pereira, por volta do meio-dia, teremos almoço das invernadas (mirim, juvenil e campeira). Na ocasião teremos a formalidade da entrega das faixas e crachás das prendas e peões, que recentemente fizeram o concurso interno.
Estes peões e estas prendas vão representar a entidade nos eventos tradicionalistas do CTG, nos outros CTGs, nos eventos administrativos, artísticos e culturais da Subcoordenadoria, da 1ª RT e do MTG. No cardápio, feijoada completa com acompanhamentos ao valor de apenas R$ 10,00. Além disso, teremos também apresentação das invernadas mirim e juvenil. Contatos com o patrão Orlando pelo fone 9638-1879.

DO RIO DE JANEIRO PARA O MUNDO
Nos pagos do Rio de Janeiro, no dia 12 de agosto de 2011, nasceu um sítio que eu comparo com o primeiro CTG do mundo – o 35 CTG, pois, o seu conteúdo e o seu formato, “são de modelo a toda terra....”.
Em uma dedicação que o carioca da gema Valmir Gomes, nascido, criado e aquerenciado naqueles pagos faz pela cultura do Rio Grande, não tem comparação. Este sítio nasceu depois que ele bebeu a água de um poço do Rio Grande. Primeiramente quando fez um trabalho escolar sobre a cultura do nosso Estado. Depois, foi se aprofundando a cada setembro, quando vinha pros festejos farroupilhas na capital gaúcha e em duas oportunidades na capital da solidariedade.
Como ele mesmo diz, “o tradicionalismo está no meu sangue, por isso, estarei sempre fazendo o que posso para levar informações aos quatro cantos deste país”.
Te convido para dares uma camperiada no belo sítio do Valmir. Para isso, basta abrires as porteiras clicando em www.ocariucho.com.br.

ACADEMIA ALMA CRIOULA
A Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia Bonho, te convida para o grande baile de aniversário da academia (21 anos de fundação), que será no dia 31 de agosto, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva e que será animado pelo grupo Os Filhos de Galpão. Jantar opcional. Contatos pelos fones (51) 3442-3260 / 8406-8566. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

COMENTÁRIOS ()