Terça-Feira, 19 de Setembro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br



CONHEÇA O PROJETO TCHÊPEDIA
As palavras que usamos no dia-a-dia dizem muito sobre quem somos e da região onde vivemos. Repleto de histórias, o Rio Grande do Sul possui um vasto vocabulário de termos autênticos e, ao mesmo tempo, curiosos.
Nesse contexto rico de palavras e expressões, o Tchêpédia nasce como o primeiro dicionário colaborativo do gaúcho no Brasil. Nele, cada termo ganha sotaque e significados de diferentes regiões do estado.
Com a colaboração de gaúchos que vivem no estado e também fora dele, o Tchêpédia quer torna-se um museu da língua gauchesca. Através do uso de recursos multimídia e da internet qualquer pessoa pode colaborar com o projeto, enviando, sugerindo e editando palavras, expressões e conceitos voltados para as tradições do Estado.
O dicionário colaborativo Tchêpédia é um projeto cultural da IBM, em parceria com a Confederação Brasileira de Tradição Gaúcha (CBTG) e com criação da Lung.
Fonte! É o próprio projeto Tchêpedia. Abra as porteiras clicando em http://tchepedia.rs/. Faça parte deste projeto, dando a tua colaboração com o significado de vocábulos do cotidiano gauchesco. Veja como participar, no sítio do próprio projeto.
CTG RAÇA GAÚCHA
Bueno! No dia 14 de outubro iniciou às 19h, o curso básico de danças de fandango, com seguimento nos domingos, neste mesmo horário, na sede provisória do CTG Raça Gaúcha, com a instrutora Luciana. Contatos pelo fone (51) 3443-5158, com o patrão Maneca ou Jane. A sede provisória do CTG fica na Rua H, 266, no bairro Salomé. As inscrições continuam abertas
CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA
Bueno! A patronagem do CTG Bento Gonçalves da Silva e a Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia, te convidam para participar do Curso Básico de Danças de Fandango, no galpão do CTG, que vai iniciar no dia 19 de outubro, com seguimento nas sextas-feiras à noite. Contatos com os instrutores pelos fones (51)8406-8566 ou (51) 9853-6770. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada, no Bairro Americana, em Alvorada / RS.
CTG TRADIÇÃO
Bueno! A patronagem do CTG Tradição e a Academia de Danças Alma Gaudéria boleiam a perna e convidam o Rio Grande para participar do grande baile de formatura de fandango, que será realizado no dia 20 de outubro. A animação será por conta do Grupo Tranco Gaúcho, da cidade de Sapiranga. Informações com os instrutores Rodrigo e Libra pelo fone (51) 8442-5633. O CTG fica na Av. Ildo Meneghetti, no bairro Jardim Aparecida, em Alvorada / RS.
CTG AMANHECER NA QUERÊNCIA
Bueno! A patronagem do CTG Amanhecer na Querência e a Academia de Danças Loucos por Fandango, capitaneada por Leonel e Jaqueline, convidam a gauchada do Rio Grande para participar no dia 20 de outubro, do grande baile de formatura de fandango, que terá a animação do Grupo Raça Galponeira. Contatos com os instrutores pelo fone (51) 8171-6214 ou com o patrão Nereu pelo fone (51) 3411-0467. O CTG fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.
20º FESTIRIM E 15º FESTICAMP
Bueno! A Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do Rio Grande do Sul e a patronagem do CTG Vaqueanos da Tradição, boleiam a perna e convidam a gauchada do Rio Grande para participar no 20º FESTIRIM e do 15º FESTICAMP, cujos eventos (mirins) serão realizados nos dias 20 e 21 de outubro, no galpão do CTG Vaqueanos da Tradição, que fica na Rua Dr. Caio Brandão de Mello, 250, no bairro Humaitá, em Porto Alegre. As inscrições já estão encerradas, mas nada impede que tu leve a gurizada do teu CTG para prestigiar um evento dedicado somente à criançada. Programação dos eventos, abra as porteiras clicando em http://www.1rtrs.com.br/festirim.php.
CTG AMARANTO PEREIRA
Bueno! A patronagem do CTG Amaranto Pereira boleia a perna e convida a gauchada do Rio Grande para participar no dia 03 de novembro, do grande jantar-baile do 18º aniversário, que terá a animação do Grupo Querência Missioneira. Informações com o patrão Ari Gireli pelo fone (51) 8439-3782. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

COMENTÁRIOS ()