Domingo, 19 de Novembro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


FESTEJOS FARROUPILHA EM ALVORADA
A cada dia que passa, os festejos farroupilhas estão mais próximos. Com a partida dos cavalarianos até General Câmara (dia 1º de setembro no casco e dia 02 em caminhão, com retorno no dia 04 e chegada prevista para as 18h do dia 08), efetivamente vão começar os festejos farroupilhas em Alvorada, que este ano estarão com muitas atrações, na praça e nos CTGs.
Entre as atividades na praça, teremos gincanas, campeirismo, oficinas de artesanato e folclóricas, concurso de culinária gaúcha, exposição de retratos dos nossos CTGs, além da apresentação de filme e peça de teatro que enfocarão a Guerra dos Farrapos. Também teremos palestras com temas diversos (combate à drogadição, o jovem no tradicionalismo em tempos modernos, entre outros).
No campo artístico, teremos o privilégio de ver os artistas gaúchos da cidade no palco principal da Praça Central, tais como Grupos Alvorada Gaúcha, Os Xucros, Tchê Véios, Balanço Campeiro e Pealo Campeiro, além de Luiz Marenco e Baitaca. O Desfile temático vai acontecer no dia 20 de setembro na Avenida Getúlio Vargas e o Fandango Farroupilha será no dia 28, com a animação do Grupo Marca de Campo, no galpão do CTG Campeiros do Sul, sendo organizado pelo CTG Raça Gaúcha.

AS PRIMEIRAS RONDAS CRIOULAS
Com a chegada da Chama Crioula no dia 08 e a abertura dos festejos neste dia na praça central, começam no dia 09 as rondas crioulas nos nossos CTGs, onde um piquete vai levar no casco a centelha desta Chama, cuja solenidade vai abrir as Rondas Crioulas nos nossos CTGs, a saber:
- Dia 09 – no CTG Amaranto Pereira, com a participação dos CTGs Raça Gaúcha, Campeiros do Sul e Tradição;
- Dia 10 – no CTG Campeiros do Sul, com a presença dos CTGs Amaranto Periera, Bento Gonçalves da Silva e Amanhecer na Querência;
- Dia 11 – no CTG Amanhecer na Querência, onde participarão o CPF O Tempo e o Vento e os CTGs Chilena de Prata e Sentinelas do Pago;
- Dia 12 – no CTG Bento Gonçalves da Silva, com a participação dos CTGs Chilena de Prata, Sentinelas do Pago e Tradição.
Continuaremos trazendo na próxima edição mas programação dos festejos neste espaço.

SOLIDARIEDADE PILCHADA
Bastou o patrono do Rio Grande abrir as porteiras, digo, as torneiras e fazer chover por quatro dias sem parar, que os problemas começaram a aparecer Rio Grande afora, com alagamentos, pessoas perdendo tudo, rios entrando nos ranchos e em Alvorada, com as águas do Rio Gravataí fazendo os seus estragos no bairro Americana.
Prontamente a gauchada se mobilizou com postos de coletas nos galpões do CTG Campeiros do Sul (Alvorada) e Coxilha Aberta (Porto Alegre), além da sede da 1ª RT (Porto Alegre), onde foram feitas doações de roupas, calçados, alimentos, produtos de higiene, de limpeza e fraldas. Além disso, foi organizado no dia 29, um sopão no CTG Campeiros do Sul, que foi distribuída a várias famílias desabrigadas.
Estas são atividades sociais de um CTG, que estão no artigo 1º da Carta de Princípios: “auxiliar o Estado na solução de seus problemas fundamentais e na conquista do bem coletivo”. Neste caso, o Estado é a comunidade que está fragilizada pelas águas.

ACADEMIA ALMA CRIOULA
A Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia Bonho, te convida para o grande baile de aniversário da academia (21 anos de fundação), que será no dia 31 de agosto, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva e que será animado pelo grupo Os Filhos de Galpão. Jantar opcional. Contatos pelos fones (51) 3442-3260 / 8406-8566. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

CTG AMARANTO PEREIRA
A patronagem do CTG Amaranto Pereira e a Academia Alma Gaúcha, capitaneado por Machado e Libra, te convidam para participar no dia 07 de setembro, do grande jantar-baile de formatura de fandango. A animação será por conta do Grupo Querência Missioneira. Informações com o patrão Orlando pelo fone 9638-1879 ou com os instrutores pelos fones 8442-5633 ou 3364-5883 (após as 20h30min). O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA
Dia 07 de setembro teremos um grande jantar-baile no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva. No cardápio a tradicional comida campeira e na animação da noitada, Rogério Klipper e o Grupo Gaúchos lá de Fora. Contatos pelos fones 9222-5668 ou 8434-7826. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

COMENTÁRIOS ()