Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


CTG CHILENA DE PRATA
Teremos um evento diferente no galpão do CTG Chilena de Prata, na noite do dia 21 de dezembro, a partir das 20h30min. Será o encerramento do evento “Superação”, do Projeto Social Ballet Cultu Arte, com apresentações de coreografias premiadas no Festival Sul em Dança, além de coreografias inéditas de dançarinos profissionais.
ESTÂNCIA DA POESIA CRIOULA
A entidade crioula dos poetas e escritores gaúchos – a Estância da Poesia Crioula convida seus associados, amigos e amantes da escrita crioula para o evento de final de ano, com almoço festivo e confraternização; premiação do 4º Encontro de Sonetos e 4º Concurso de Poesia, além de homenagens e apresentações artísticas, no dia 21 de dezembro, a partir das 11h30min, no salão de festas da Churrascaria Garcias, na Av. Praia de Belas, 618, em Porto Alegre.
OS SERRANOS EM PORTO ALEGRE
A patronagem do primeiro CTG do mundo – o 35 CTG boleia a perna e te convida para o grande baile de natal, que será realizado no dia 21 de dezembro, a partir das 23h. A animação será feita por um dos melhores conjuntos gaúchos de todos os tempos – Os Serranos. Contatos e informações pelo fone (51) 3336-0035. O CTG fica na Av. Ipiranga, 5300, na capital de todos os gaúchos.
GRUPO ALVORADA GAÚCHA
Retorna neste domingo para o galpão do primeiro CTG do mundo – o 35 CTG, o Grupo Alvorada Gaúcha, para anima grande e tradicional domingueira. O evento será na noite deste domingo, dia 22 de dezembro. Contatos pelo fone do CTG (51) 3336-0035. O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 5300.
GRUPO TCHÊ VÉIOS
Grupo bueno da cidade de Alvorada está pedindo cancha para o Rio Grande e já está mostrando a sua qualidade por onde está passando. E no dia 29 de dezembro, vai pro galpão do 35 CTG, animar a última domingueira de 2013. Contatos pelo fone do CTG (51) 3336-0035. O 35 CTG fica na Av. Ipiranga, 5300.
TIRO DE LAÇO É ESPORTE OU NÃO?
Federação Gaúcha de Laço, por meio da Associação dos Tradicionalistas do Estado do Rio Grande do Sul, fará aquilo que o MTG deveria ter feito, há muito tempo: valendo-se da interpretação de que o tiro de laço é uma modalidade esportiva, assinará convênio, na quinta-feira, com a Secretaria do Esporte, para captar R$ 614.229,96 em patrocínios. Os recursos são pelo Pró-Esporte, programa pelo qual empresas que patrocinam atividades esportivas abatem no ICMS devido ao Estado parte dos valores investidos. “Já captamos a metade”, diz Cléber Vieira, presidente da Federação e da Associação. O primeiro acordo foi firmado com a Cerveja Polar.
Com esses recursos, a federação promoverá um torneio estadual de laço, com oito rodadas em várias cidades gaúchas, além de uma “oficina itinerante de laço esportivo”. Promete distribuir R$ 500 mil reais em prêmios, nas etapas em Fazenda Vila Nova (janeiro), Cambará do Sul (fevereiro), Bagé (março), Parque Maurício Sirotsky Sobrinho (março) e Cabanha Figueira (abril), em Porto Alegre, e ainda São Leopoldo (abril), Santana do Livramento (abril) e Vila Oliva, em Caxias do Sul (maio). Chasque de fundamento de Giovani Grizotti, publicado no sítio Repórter Fafraoupilha, no dia 18 de dezembro de 2013. Abra as porteiras: www.g1.com.br/reporterfarroupilha.
REFLEXÃO DE UM GAÚCHO
Por nesta época do ano, quem não tem controle financeiro no bolso da bombacha, vai pro bolicho, se endivida e enche a mala de garupa de presentes e quinquilharias. Eu te pergunto: para que? Para comemorar o que? Para agradar às pessoas e familiares?
Pois saiba que nada disso é preciso. Seja humilde na compra de presentes. Faça o contrário, sendo um bom esposo (esposa) o ano todo; sendo um pai (mãe) presente na educação e na formação do caráter dos teus filhos, sendo amigo dos amigos e tradicionalista o ano todo e se prepare para receber, independente da tua crença religiosa, neste natal, o piá que é venerado nos festejos natalinos o menino Jesus e não o rei dos comerciantes – tal de papai noel... Desejamos um feliz natal a todos os leitores e amigos da coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada.

COMENTÁRIOS ()