Quinta-Feira, 25 de Maio de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


27º SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRENDAS E PEÕES DO RS
Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o MTG, a Fundação Cultural Gaúcha, os peões e prendas estaduais, regionais e das entidades tradicionalistas de todo o Rio Grande vão se reunir na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas, por ocasião da realização do 27º Seminário Estadual de Prendas e Peões, com a seguinte programação:
8h – Recepção e credenciamento
9h – Abertura oficial do evento
9h30min – palestra com o tema “De fato: Peão e Prenda Tradicionalista”, por Bruno Fernandes dos Santos e Priscila Tissot
12 – almoço
13h30min – para as prendas: redação e depois gincana cultural de integração
13h30min – para os peões: oficinas campeiras
17h – encerramento do evento.
Observação: os certificados serão entregues aos participantes no final do evento e o seminário da cultura campeira será realizado juntamente com a FECARS (Festa Campeira do Rio Grande do Sul), de 01 a 04 de maio, em Viamão.
Contatos e informações pelos fone (055) 9118-5342 ou (055) 8419-6731 ou pelos chasques eletrônicos elenir@mtg.org.br ou elenirw@yahoo.com.br. O evento será realizado na Rua Nerci Pereira Flores, 179, em Canoas, na 12ª Região Tradicionalista do RS.
CTG COXILHA ABERTA
A patronagem do CTG Coxilha Aberta boleia a perna e te convida para o grande jantar-baile em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que vai ser realizado no dia 08 de março. Vamos comemorar este dia à típica moda gaúcha, num grande fandango que terá a animação do Grupo Marca de Campo. No cardápio galeto, salsichão, arroz, feijão e saladas. Ingresso com janta a R$ 25,00. E somente pro fandango R$ 15,00. Contatos com Marta Machado pelo fone (51) 9601-9651 ou com Ester pelo fone (51) 9252-9548. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre – RS.
CTG AMARANTO PEREIRA
Pois o CTG Amaranto Pereira já está te convidando para participares no mês de março do curso de danças de fandango, que vai iniciar no dia 14,às 20h30min (avançado, tendo como requisito no mínimo dez pares) e às 22h (curso básico, com qualquer número de inscritos). Contatos com Rodrigo e Libra, da Academia Alma Gaúcha pelos fones (51) 8041-5872; 8442-5633 e 3364-5883, ou com o patrão Orlando pelo fone (51) 9638-1879. Haverá um bom desconto para quem já é aluno da academia.
E no dia 15 de março, o CTG vai abrir as porteiras pro primeiro fandango com jantar campeiro, que terá a animação do Grupo Marca de Campo. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.
A TERRA DO ACENDIMENTO DA CHAMA CRIOULA 2014
A História de Cruz Alta remonta ao final do século XVII, quando uma grande cruz de madeira foi erigida a mando do padre jesuíta Anton Sepp Von Rechegg em 1698, logo após a fundação de São João Batista nos Sete Povos Missioneiros. Mais tarde, com a demarcação do Tratado de Santo Ildefonso em 1777, a linha divisória (Campos Neutrais) que separava as terras de Espanha das de Portugal, cortava o território rio-grandense pelos divisores de água exatamente por esse local onde existia a grande cruz e uma pequena Capela do Menino Jesus.
A partir de então, este imenso "corredor", recebeu um grande fluxo de pessoas das mais variadas atividades, como comerciantes, desertores do exército, contrabandistas, imigrantes, etc... A cruz alta tornou-se ponto de invernada e um grande pouso para milhares de tropeiros oriundos das fronteiras com a Argentina e Uruguai, que se dirigiam até a Feira de Sorocaba para comercialização dos animais.
O local consolidou-se ainda no final do século XVIII como Pouso dos Tropeiros e muitos passaram a residir nas proximidades, até que, no início do século XIX depois de uma tentativa sem sucesso, mudaram-se então mais para o norte estabelecendo-se onde hoje está o município de Cruz Alta, cuja fundação deu-se no dia 18 de agosto de 1821 em resposta a uma petição feita pelos moradores. Fonte! Chasque de Rogério Bastos, publicado no sítio Chasque Pampeano. Abra as porteiras clicando em www.chasquepampeano.com.br.

COMENTÁRIOS ()