Domingo, 19 de Novembro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


ACAMPAMENTO ESPECIAL COPA DO MUNDO
Na manhã do dia 14 de fevereiro de 2014, na secretaria de cultura de Porto Alegre, "Casa Torelli", reuniram-se os membros da comissão organizadora do Acampamento Especial da Copa do mundo.
Estiveram presentes à reunião: o Secretario de Cultura da Capital, Roque Jacoby, o Coordenador de Tradição e Folclore da prefeitura (de Porto Alegre), Giovani Tubino, representando a Brigada Militar o Major Luis Ulisses Nunes e a soldado, Josiane Silva de Oliveira, o corpo de bombeiros, os Majores Elemar de Melo e Paulo Henrique Monteiro (1º CRB), o Presidente do MTG, Manoelito Carlos Savaris, juntamente com Celso Guimarães, o delegado Paulo Jardim, o Coordenador da 1ªRT, Marcus Vinicius Falcão e o Sr. Euclides da Silva Filho. Natalia Medeiros representou a secretaria municipal de turismo.
Foram tratados diversos assuntos, mas a prioridade foi a questão da segurança durante o período da Copa do Mundo da FIFA, onde acontecerá um acampamento especial voltado aos turistas mostrando a cultura gaúcha. Fonte! Chasque de Rogério Bastos, publicado no sítio do Léo Ribeiro de Souza: www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.
27º SEMINÁRIO ESTADUAL DE PRENDAS E PEÕES DO RS
Na data em que se comemora o Dia Internacional da Mulher, o MTG, a Fundação Cultural Gaúcha, os peões e prendas estaduais, regionais e das entidades tradicionalistas de todo o Rio Grande vão se reunir na sede da Associação dos Servidores Municipais de Canoas, por ocasião da realização do 27º Seminário Estadual de Prendas e Peões, com a seguinte programação:
8h – Recepção e credenciamento
9h – Abertura oficial do evento
9h30min – palestra com o tema “De fato: Peão e Prenda Tradicionalista”, por Bruno Fernandes dos Santos e Priscila Tissot
12 – almoço
13h30min – para as prendas: redação e depois gincana cultural de integração
13h30min – para os peões: oficinas campeiras
17h – encerramento do evento.
Observação: os certificados serão entregues aos participantes no final do evento e o seminário da cultura campeira será realizado juntamente com a FECARS (Festa Campeira do Rio Grande do Sul), de 01 a 04 de maio, em Viamão.
Contatos e informações pelos fone (055) 9118-5342 ou (055) 8419-6731 ou pelos chasques eletrônicos elenir@mtg.org.br ou elenirw@yahoo.com.br. O evento será realizado na Rua Nerci Pereira Flores, 179, em Canoas, na 12ª Região Tradicionalista do RS.
CTG COXILHA ABERTA
A patronagem do CTG Coxilha Aberta boleia a perna e te convida para o grande jantar-baile em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, que vai ser realizado no dia 08 de março. Vamos comemorar este dia à típica moda gaúcha, num grande fandango que terá a animação do Grupo Marca de Campo. No cardápio galeto, salsichão, arroz, feijão e saladas. Ingresso com janta a R$ 25,00. E somente pro fandango R$ 15,00. Contatos com Marta Machado pelo fone (51) 9601-9651 ou com Ester pelo fone (51) 9252-9548. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre – RS.
CTG AMARANTO PEREIRA
Pois o CTG Amaranto Pereira já está te convidando para participares no mês de março do curso de danças de fandango, que vai iniciar no dia 14,às 20h30min (avançado, tendo como requisito no mínimo dez pares) e às 22h (curso básico, com qualquer número de inscritos). Contatos com Rodrigo e Libra, da Academia Alma Gaúcha pelos fones (51) 8041-5872; 8442-5633 e 3364-5883, ou com o patrão Orlando pelo fone (51) 9638-1879. Haverá um bom desconto para quem já é aluno da academia.
E no dia 15 de março, o CTG vai abrir as porteiras pro primeiro fandango com jantar campeiro, que terá a animação do Grupo Marca de Campo. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

COMENTÁRIOS ()