Terça-Feira, 25 de Julho de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


GRANDE JANTAR BAILE DE ANIVERSÁRIO
O CTG Raça Gaúcha, uma das entidades tradicionalistas mais novas de todo o nosso Estado, boleia a perna e te convida para participar no dia 12 de abril, do grande baile de aniversário com a tradicional costelada, no salão de festas da Igreja Santa Terezinha. O valor do ingresso é de apenas R$ 25,00 e criança até dez anos não paga. A animação do fandango ficará por conta do Grupo Rebenque. Contatos pelos fones (51) 3443-5158; 9697-8188; 8160-7202; 9678-4560. Endereço: Rua Aimoré, 266, no bairro Maria Regina, em Alvorada.
A COMUNICAÇÃO DA 1ª REGIÃO EM BOAS MÃOS
Jeandro Garcia, que utiliza muito bem as ferramentas da internet e outros meios na divulgação de suas atividades tradicionalistas, foi visto pela Coordenadoria da 1ª Região Tradicionalista do RS, como sendo a pessoa certa no lugar certo dentro da sua equipe trabalho para o ano de 2014: o departamento de comunicação social. Convite feito na semana passada e prontamente aceito.
Segundo o próprio Jeandro, “o cargo é bem interessante, basicamente serei responsável pela divulgação de nossas atividades. Divulgação que será feita antes, durante e após a sua realização, estando sempre em sintonia com os demais coordenadores, diretores, departamentos e colaboradores da 1ª Região Tradicionalista. Espero contribuir para que as atividades da 1ª RT sejam ainda mais vistas e valorizadas por todos os tradicionalistas e a comunidade em geral. Quero implantar ‘seções’ de apoio a todos os CTGs que precisarem divulgar seus eventos, através dos meios que estiverem ao nosso alcance, e aqueles meios que não estiverem disponíveis, pelo menos orientar as entidades de como tentar busca-los”.
Jeandro foi apresentado como novo diretor de comunicação social no último sábado, dia 05 de abril, no encontro regional, realizado no galpão do CTG Gildo de Freitas, em Porto Alegre. A primeira charla (reunião) com a equipe da 1ª RT foi nesta segunda-feira (dia 07) e a posse festiva aconteceu, junto com toda a equipe da coordenadoria regional, dia 09, na sede da 1ª RT em Porto Alegre, onde também estiveram presentes o vice-presidente administrativo do MTG Nairo Callegaro e a deputada estadual Stela Farias Lopes.

CTG SENTINELAS DO PAGO
O CTG Sentinelas do Pago, em parceria com a Academia Alma Gaúcha, capitaneada por Rodrigo Machado e Libra Severo, boleiam a perna e te convidam para participar, a partir do dia 13 de abril, do curso de danças de fandango. Contatos com o patrão José pelo fone (51) 9112-1165 ou com os instrutores pelos fones (51) 8041-5872 ou (51)8442-5633 ou pelo chasque eletrônico academia.almagaucha@gmail.com. E não precisa ser associado do CTG e de nenhuma outra entidade tradicionalista. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.
CTG COXILHA ABERTA
Neste dia 13 de abril, o CTG Coxilha Aberta vai escancarar as porteiras bem cedo, pois vai ter almoço como domingueira que terá a animação do Grupo Os Ruanos. Informações com o patrão Brizolla pelos fones (51) 8475-1922 ou 9904-0260. E às 20h começa novo curso de danças de fandango, com os instrutores Caio e Silvane. Informações com os instrutores pelo fone 9143-7166. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.
FESTEJOS FARROUPILHAS 2014
Estamos em abril mas os tradicionalistas de Alvorada já estão trabalhando para o pleno êxito dos festejos farroupilhas deste ano, pois na noite do dia 08, em charla (reunião) aconteceu o sorteio dos temas que serão apresentados no desfile farroupilha deste ano (dentro do tema geral “Eu Sou do Sul”). Vamos ver quem vai apresentar o que na avenida:
1 – Nossa Gente –CTG Tradição
2 – Churrasco e Chimarrão – CTG Chilena de Prata
3 – A Música e a Dança – CTG Amanhecer na Querência
4 – A Indumentária – CTG Sentinelas do Pago
5 – A Bandeira e o Brasão – CTG Bento Gonçalves da Silva
6 – A Lide Campeira – CTG Rança Gaúcha
7 – Iconografia local (monumentos) – CTG Amaranto Pereira
8 – Poesia e Trova – CTG Campeiros do Sul
Como temos oito entidades tradicionalistas na cidade e são dez temas, ainda não ficou decidido como e quem vai apresentar “a Fisionomia do Estado” e a “Revolução Farroupilha”. Mas nós sugerimos que estes temas sejam apresentados por duas entidades tradicionalistas da região metropolitana.

COMENTÁRIOS ()