Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


PEÃO DO RIO GRANDE É DE MARAU
No último final de semana, Giruá foi sede de um dos eventos culturais mais importantes do movimento tradicionalista gaúcho, que envolve a os guris e os peões de todo o nosso Estado, com a realização do 26º Entrevero Cultural de Peões e Guris do RS. E depois de dois dias de provas das mais diversas, saiu o resultado, onde Lucas Xavier, do CTG Felipe Portinho, da cidade de Marau, sagrou-se Peão do Rio Grande do Sul 2014. Abaixo os demais resultados:
Categoria Peão
2º Peão Farroupilha do RS - Gustavo Taynã Leal de Melo - 3ª RT
3º Peão Farroupilha do RS - Gregory Gonçalves - 11ª RT
Categoria Guri
Guri Farroupilha do RS - Andrei Righi Seixas - 13ª RT
2º Guri Farroupilha do RS - Gustavo Henrique dos Santos - 9ª RT
3º Guri Farroupilha do RS - Giulio Ariel Menin - 20ª RT
E dando seguimento aos eventos tradicionalistas, de cunho regional, para o mês de maio teremos pelo menos dois que chamam atenção: aqui em Viamão, teremos a Festa Campeira do Rio Grande do Sul, no primeiro final de semana (também neste mesmo local teremos o 15º Seminário da Cultura Campeira); e nos dias 14 a 17 de maio, o Rio Grande vai conhecer as suas novas prendas estaduais, com a realização da 44ª Ciranda Cultural de Prendas, que vai ser realizada na cidade da atual prenda do Rio Grande do Sul Tainara Hella Morais Ouriques, da cidade coração do Rio Grande – Santa Maria.
CTG SENTINELAS DO PAGO I
O CTG Sentinelas do Pago, em parceria com a Academia Alma Gaúcha, capitaneada por Rodrigo Machado e Libra Severo, boleiam a perna e te convidam para participar, a partir do dia 13 de abril, do curso de danças de fandango. As inscrições continuam abertas. Contatos com o patrão José pelo fone (51) 9112-1165 ou com os instrutores pelos fones (51) 8041-5872 ou (51)8442-5633 ou pelo chasque eletrônico academia.almagaucha@gmail.com. E não precisa ser associado do CTG e de nenhuma outra entidade tradicionalista. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.
CTG COXILHA ABERTA
Neste dia 13 de abril, o CTG Coxilha Aberta escancarou as porteiras pois às 20h começou o novo curso de danças de fandango, com os instrutores Caio e Silvane. As inscrições continuam abertas. Informações com os instrutores pelo fone 9143-7166. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.
CTG SENTINELAS DO PAGO II
O CTG Sentinelas do Pago programou para o dia 03 de maio, grande jantar-baile, tendo no cardápio o tradicional churrasco gaúcho. A animação será por conta do Grupo Tchê Véios. Contatos pelos fones (51) 9112-1105 ou (51) 8431-1358. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.
PROGRAMA QUERÊNCIA NATIVA
Mais uma baita iniciativa que envolve um programa de televisão e um CTG da nossa cidade, pois vem aí, pela primeira vez na cidade, no galpão do CTG Chilena de Prata, o Programa Querência Nativa, produzido e realizado pela TV RBG, canal 42, de Porto Alegre, que tem como âncora Rogério Diniz. A gravação será no dia 04 de maio, a partir das 10h com vários artistas convidados, entre os quais Jorge Freitas (filho do Gildo de Freitas); Moraezinho, Gaúcho Camaquã, Paulo Marques (de Rosário do Sul); Amauri da Viola (de Campo grande – MS); Auri Freitas, Valdemar e o Grup Tchê Véios (que animarão a domingueira após o almoço campeiro).
O canal também pode ser acessado de qualquer lugar desta terra em redor chamada mundo pelo seu sítio. Basta abrir as porteiras clicando em www.programaquerencianativa.xpg.com.br. Compareça e participe desta iniciativa. Informações com Conceição pelo fone (51) 8517-9392. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

COMENTÁRIOS ()