Sexta-Feira, 24 de Março de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


FESTEJOS FARROUPILHAS
A novidade em relação aos festejos farroupilhas de Alvorada neste ano é que as tradicionais rondas crioulas, que (antes do surgimento do acampamento farroupilha), sempre aconteciam nos galpões dos nossos CTGs, e depois com o surgimento do acampamento na praça central, ainda se fazia as rondas nos CTGs e no acampamento. Mas este ano, teremos as rondas crioulas apenas no acampamento farroupilha.
A chegada da Chama Crioula, que será buscada em Cruz Alta, onde será acesa oficialmente em agosto, deverá acontecer no dia 7 de setembro, no final da tarde. E as rondas devem iniciar no dia seguinte. Oportunamente vamos trazer a programação destas rondas e da programação artística, cultural, esportiva e musical.
CTG SENTINELAS DO PAGO I
O CTG Sentinelas do Pago programou para o dia 07 de junho – sábado, às 21h, grande torneio de truco modalidade duplas. No almoço teremos massas com frango, arroz, feijão e saladas. Os regramentos são nas normas e regras oficiais do MTG. Contatos com o Jair pelo fone (51) 8453-2195. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina, na Parada 56.
CTG SENTINELAS DO PAGO II
Os 28 anos de luta, de glória e de muita tradição serão comemorados pelos tradicionalistas da nossa cidade e desta terra em redor que chamamos de mundo no dia 14 de junho no galpão do CTG Sentinelas do Pago, quando será realizado o grande jantar-baile de aniversário e reinauguração do tablado. No cardápio o tradicional costelão, arroz, aipim e saladas diversas. No palco o grande grupo Querência Missioneira, do meu grande amigo Neuri (gaiteiro bom em quantia). Contatos pelos fones (51) 9112-1165 ou 8431-1358. O galpão fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.
Pela ordem cronológica, o CTG Sentinelas do pago é a terceira entidade tradicionalista fundada em Alvorada, sendo antecedida pelo CTG Chinela de Prata (em 1985) e o pioneiro CTG Campeiros do Sul (em 1960).
CAVALGADA CONTRA O CRACK
A Associação Tradicionalista e Campeira de Alvorada está com o pé no estribo para a realização da sexta edição da cavalgada contra o crack, droga que vem destruindo paulatinamente muitas famílias gaúchas e já considerada uma verdadeira epidemia para a sociedade gaúcha e brasileira.
Estão convidados todos os peões e prendas. Encilhem os seus cavalos e participem deste evento, que será realizado no dia 15 de junho, com concentração às 8h no galpão do Piquete Parceiros da Tradição, onde deverá cruzar por todos os galpões dos CTGs da nossa cidade.
O objetivo da cavalgada é a conscientização por onde passar, com a tentativa de alertar principalmente os jovens em relação aos males que a droga traz para o usuário da mesma, com distribuição de chasques (folders) e um banner em cada galpão de CTG.
5º FESTINIL SERÁ EM ALVORADA
O CTG Campeiros do Sul vai ser o anfitrião, nos dias 14 e 15 de junho, da quinta edição do Festival Juvenil (Festinil) – evento oficial na modalidade juvenil, da 1ª Região Tradicionalista do RS. Eis a programação:
Dia 14 – sábado
9h – mais prendada prenda e peão – palco B
10h – danças gaúchas de salão – palco A
110h – declamação masculino e feminino – palco C
15h – danças tradicionais de par – palco A
15h – intérprete vocal masculino e feminino – palco D
Dia 15 – domingo
10h – danças tradicionais
13h – abertura oficial do evento – palco A
14h – chula – palco A
15h – danças tradicionais – palco A
19h30min – horário provável para a entrega dos troféus e encerramento logo após.
Contatos com o patrão Jean pelo fone (51) 9954-7641; com Ana Paula Lauffer pelo fone (51) 9606-7907 (Departamento Artístico da 1ª RT/RS) ou com Alessandra pelo fone (51) 9549-0113 (Departamento Cultural da 1ª RT/RS). O CTG fica na Av. Maringá, 720.

COMENTÁRIOS ()