Sábado, 25 de Março de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


WILSON TUBINO É O NOVO PRESIDENTE
No último sábado, dia 28 de junho, no Auditório da OAB, em Porto Alegre, a Estância da Poesia Crioula realizou a posse da sua nova diretoria. O cerimonial de posse aconteceu por volta das 16h (após o jogo Brasil x Chile pela Copa do Mundo). Assumiu as rédeas da entidade o tradicionalista Wilson Tubino, que lhe foram repassados pelo então presidente Cândido Brasil.
Segundo meu amigo Léo Ribeiro de Souza, “a Estância da Poesia Crioula é uma entidade cultural sul rio-grandense que visa congregar os poetas e prosadores voltados para a temática gauchesca, além de pesquisar, manter, promover e divulgar tudo aquilo que se relacione com esta arte crioula em suas mais diversas formas de manifestações. A fundação da Academia Xucra do Rio Grande, como é carinhosamente conhecida, ocorreu no dia 29 de junho de 1957, dia de São Pedro, Padroeiro da Estância, graças a visão e ao esforço de abnegados poetas e prosadores que sentiram a necessidade de organizar-se como instituição com o objetivo de exaltar nossos usos e costumes, nossas valorosas e ricas tradições”.
O ENART VAI COMEÇAR...
O tradicionalismo organizado tem o seu calendário. Tanto em âmbito local, bem com em âmbito regional e estadual. E muitas vezes os eventos começam dentro das entidades tradicionalistas, vão se espraiando para as regiões tradicionalistas até chegar na fase estadual. Assim é com os as cirandas culturais de prendas, entrevero de peões, etapas da festa campeira e finalmente o ENART. Já tivemos nas cidades da 1ª Região Tradicionalista a fase local (municipal). Agora vamos para a fase regional, que vai acontecer nos dias 5 e 6 de julho, nas dependências do CTG Rancho da Saudade em Cachoeirinha. Os classificados desta fase participarão da fase inter-regional para finalmente, se obtiverem classificação, participarem em Santa Cruz do Sul da etapa derradeira lá por novembro.... É um longo caminho a percorrer em todas as modalidades da nossa cultura, a caminho da glória, com a conquista do troféu máximo no ENART.
CTG AMARANTO PEREIRA
Findou com pleno êxito o primeiro curso de danças do ano no CTG Amaranto Pereira, mais um curso está com as inscrições abertas. Os cursos básico e avançado iniciaram no dia 27 de junho – sexta-feira, às 20h30min e 22h respectivamente. As inscrições ainda continuam abertas, até a terceira aula. Contatos com os instrutores Rodrigo Machado e Libra Severo pelos fones (51) 8041-5871; 8442-5633 e/ou 3364-5883 ou pelo chasque eletrônico academia.almagaucha@gmail.com. Ou ainda com o patrão Orlando pelo fone (51) 9638-1879. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 5620, no Jardim Algarve.


Valdemar Engroff
Telefone de casa: (51) 3443-4125 – à noite
Celular: (51) 9966-5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com
www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com
www.ctgamaranto.blogspot.com
www.conjuntomusiclospampeiros.blogspot.com

www.acaciafm.com.br ou então, abra as porteiras deste sítio do programa Gritos do Quero Quero

COMENTÁRIOS ()