Quinta-Feira, 22 de Junho de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Programa Querência Nativa
Será neste domingo, dia 27 de julho, no galpão do CTG Sentinelas do Pago, a gravação de mais um programa gaúcho Querência Nativa, sob o comando do Rogério Diniz, a partir das 10h, com várias atrações musicais, entre os quais o Tio Nanato, o grupo Querência Missioneira, o Jorge de Freitas (filho do saudoso Gildo de Freitas), o Grupo Tchê Véios e a Invernada de Danças Xirú do CTG Sentinelas do Pago.
Ao meio-dia um almoço com churrasco e galeto no cardápio e a partir das 14h30min, grande domingueira que terá no palco o Grupo Tchê Véios, dos amigos Waldemar e Vanda. Contatos pelos fones (51)9112-1166 ou 8431-1358. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

CTG Campeiros do Sul
A patronagem do pioneiro de Alvorada, o CTG Campeiros do Sul e a Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Claudia, boleiam a perna e te convidam para participar a partir do dia 27 de junho, de mais um curso básico de danças gaúchas de salão (fandango). Contatos com os instrutores pelos fones (51) 3442-3260 e/ou 8406-8566. O CTG fica na Av. Maringá, 720.
O mais importante é que o curso de danças é uma das principais portas de entrada de peões e prendas para o tradicionalismo gaúcho. E para fazer o curso, NÃO é necessário ser associado do pioneiro ou de qualquer CTG da cidade, do Rio Grande ou desta terra em redor que chamamos de mundo.

Grupo Filhos de Galpão em Porto Alegre
Mais uma vez o Grupo alvoradense Os Filhos de Galpão, grupo revelação da música galponeira de todo o Rio Grande vai de mala e cuia pra Porto Alegre, onde neste domingo, dia 27 de julho vai animar uma grande domingueira no galpão do primeiro CTG do mundo, o 35 CTG, a partir das 20h. Informações pelo fone (51) 3336-0035. O pioneiro fica na Av. Ipiranga, 5300. O mais importante é que se o vivente for pilchado, o ingresso é de em torno de 30% mais barato que para quem vai de “cola fina”. Este é um exemplo que poderia ser “copiado” por todos os CTGs desta terra que chamamos de mundo....

Charlas da Subcoordenadoria
Queiramos ou não, estamos nos aprochegando a passos largos rumo aos festejos farroupilhas. E estes precisam ser organizados e por isso a Subcoordenadoria já está realizando as suas reuniões, que normalmente são mensais, em semanais. E na próxima segunda feira – dia 28 de julho e a do dia 04 de agosto, serrão realizadas no galpão do pioneiro da cidade, no CTG Campeiros do Sul, localizado na Av. Maringá, 720. Na pauta a busca da chama crioula em Cruz Alta, os festejos na Praça João Goulart e o Desfile Farroupilha. Contatos com o subcoordenador Giovane pelos fones (51) 8581-6110; 9103-5925 ou (51)9149-4977.

CTG Coxilha Aberta
No dia 03 de agosto, domingo, inicia ao anoitecer, por volta das 20h, no galpão do CTG Coxilha Aberta, mais um curso de danças de fandango, aonde as inscrições vão até o dia 24 de agosto. O curso será ministrado pelos instrutores Caio e Silvane, da Academia de Danças Estampa Gaúcha. Contatos pelo fone (51) 9143-7166. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

Grenal de bombachas nos Estados Unidos
Por 14X7, o Grêmio venceu o Gre-nal de bombachas, organizado por gaúchos em Danbury, Connecticut, Estados Unidos, neste domingo (20 de julho). Também conquistou o troféu de goleador. Participaram da disputa o Piquete Alma Gaúcha e CTG Saudade da Minha Terra, de Nova Jersey. E para celebrar a conquista, teve até costelão. A presidente da Federação Tradicionalista dos Estados Unidos, Salette Câmara esteve lá para prestigiar. Vestindo camisa colorada e bombachita feminina! Mas que tal.... a fonte deste chasque é o sítio do meu amigo Giovani Grizotti. Abra as porteiras clicando em http://g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb.
negritonegritonegritonegritonegritonegrito

COMENTÁRIOS ()