Quinta-Feira, 27 de Abril de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br



CTG Bento Gonçalves da Silva
Neste domingo, dia 31 de agosto, ao anoitecer, inicia curso básico de danças gaúchas de salão no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva, localizado na Rua Viamão, 1249, lá pros lados do bairro Americana. O curso será ministrado por Marcelo Otto e Claudia Bonho, da Academia de Danças Alma Crioula e para participar, não é necessário ser associado do CTG Bento Gonçalves ou de outro qualquer CTG desta terra que chamamos de mundo.
Rumo aos festejos farroupilhas
Tudo começou lá por março, em termos de organização com o objetivo de buscar a Chama Crioula; o acampamento e a novidade deste ano: a de não termos mais as tradicionais rondas itinerantes nos galpões dos nossos CTGs.
No dia 19 de agosto foi dado o pontapé inicial na construção do Acampamento Farroupilha na Praça Central e no dia 25 deu-se início, com a saída dos cavaleiros e equipe de apoio, rumo a Cruz Alta. O retorno começou, com a Chama Crioula no dia 26. A chegada será na tardinha do dia 07 de setembro, quando iniciam os festejos farroupilhas na Praça Central, que na parte musical abre com a música abagualada do Grupo Marca de Campo.
O Gauchismo no Rio de Janeiro
Mais precisamente no dia 12 de agosto de 2011 nascia nos pagos do Rio de Janeiro, uma página tradicionalista das mais baguais, feita por um gaúcho nascido, criado e aquerenciado nos pagos cariocas. Valmir Gomes neste dia botou nesta terra que chamamos de mundo o sítio O Cariucho e o Tradicionalismo, sítio sucessor do blog do mesmo nome que foi criado em fins de setembro de 2010, depois de ele ver de perto pela primeira vez os festejos farroupilhas em Porto Alegre. Ao abrir as porteiras, clique em www.ocariucho.com.br. Ali encontrarás chasques dos poucos eventos e fatos tradicionalistas dos pagos cariocas, bem como de toda esta terra em redor que chamamos de mundo, em especial, de Alvorada, do Rio Grande e de todo o Brasil. E ao abrir a página, vais escutar automaticamente a boa música transmitida pela Rádio Terra Gaúcha, de Santa Cruz do Sul (RS).
Como diz o Valmir, “o tradicionalismo hoje está no meu sangue, por isso estarei sempre fazendo o que posso para levar informações aos quatro cantos deste país”.
O gosto pela nossa cultura teve duas etapas: escolar, onde teve um trabalho a fazer e fez sobre a cultura do Rio Grande do Sul, onde se apaixonou pelo gauchismo. A outra foi em consequência da primeira, pois em 2010, veio de mala e cuia, em setembro, sem ter parentes no Sul, para participar dos festejos farroupilhas. Apaixonou-se novamente e se empolgou e criou o blog, que durou até agosto de 2011, que se transformou nesta linda página que está correndo mundo desde então, com mais de 500 mil visitas, de praticamente todos os países, de todos os continentes.
Os Filhos de Galpão
Mais uma vez o grupo revelação da música regional gaúcha, Os Filhos de Galpão da nossa cidade, estará animando no dia 31, almoço com domingueira no CTG Estância do Rubem Berta, na Rua Prof. Augusto Osvaldo Thisse, 280, no bairro Rubem Berta, em Porto Alegre.

COMENTÁRIOS ()