Sexta-Feira, 28 de Julho de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Bueno! O Correio do Povo de Porto Alegre, na sua edição do dia 02 de junho daquele ano trazia o seguinte chasque: “Primeira Prenda Negra do Rio Grande do Sul”, mencionando que “em 38 anos do concurso estadual tradicionalista, o Rio Grande do Sul elegeu no final de semana a sua primeira prenda negra. Representando o CTG Amaranto Pereira, de Alvorada, Gabrielli da Silva Pio, 21 anos, recebeu o título do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) no sábado (31/05). Na chegada ao município no início da noite de ontem (01/06), a jovem foi aclamada pela população pelas ruas da sua cidade. Ao lado do prefeito Carlos Brum e do coordenador da 1ª Região Tradicionalista (RT), Valdecir Chamurro, Gabrielli desfilou em carro aberto, seguida por carreata e um piquete de cavalarianos. Emocionada, foi acolhida por amigos e familiares que a aguardavam por mais de duas horas na entrada de Alvorada”.
Nós, na coluna Tradição e Cultura do Jornal A Semana de Alvorada, edição do dia 06 de junho de 2008, destacamos eufóricos: “faz bem pro ego de qualquer cidadão que mora nesta cidade, ver uma personalidade local estampada nas páginas da grande mídia gaúcha. Ver Gabrielli da Silva Pio ostentando a faixa de 1ª PRENDA DO RIO GRANDE DO SUL fez com que a cidade desse uma guinada para ser notícia positiva e de grande destaque nos jornais da capital e de todo o nosso Estado. Está de parabéns a prenda estadual Gabrielli, que sempre acreditou que poderia vencer. Está de parabéns a sua família e seus amigos que deram todo apoio que necessitava. Está de parabéns a cidade de Alvorada com esta conquista. Está de parabéns o tradicionalismo local, em especial o CTG Amaranto Pereira, que hoje é sede da Prenda Estadual. Estão de parabéns a 1ª RT, demais RTs e o Rio Grande do Sul, pois ambos estão muito bem representados pela 1ª Prenda Gabrielli da Silva Pio e as demais oito prendas que conquistaram a sua faixa em Júlio de Castilhos no último final de semana”.
Maio é o mês da Ciranda Cultural de Prendas – fase estadual. E as trinta regiões tradicionalistas do RS rumaram para a cidade portuária de Rio Grande, onde foi realizado a 45ª edição do referido concurso, que foi realizado nos dias 21 a 23. E no dia 27 abrem-se as inscrições para a 46ª Ciranda Cultural de Prendas, fase regional, nas trinta regiões tradicionalistas do MTG/RS, onde, as primeiras prendas mirim, juvenil e adulta, terão um ano para se preparar e então rumar para a cidade da prenda estadual em maio de 2016 em busca da tão cobiçada faixa de Prenda do Rio Grande do Sul. Fonte! Revista de Bombacha de 23/05/15.

CTN Estância do Cocão
No dia 30 de maio teremos no CTN Estância do Cocão, grande jantar-baile beneficente, tendo o Grupo Marca de Campo no palco. A entidade fica na Av. Frederico Dihel, 4758. Contatos com Marta pelo fone 9601-9651.

CTG Maragatos
O CTG Maragatos realiza no dia 30 de maio grande jantar-baile, tendo no palco Grupo Coração Gaúcho. Contatos com o Caio pelo fone (51) 9143-7166. O CTG fica na Rua Ouro Preto, 408 A, em Porto Alegre.


Valdemar Engroff
Celular: (51) 9966-5164
valdemar@engroff.com.br
www.sitiodogauchotaura.blogspot.com
www.obolsodabombacha.blogspot.com
www.programagritosdoqueroquero.blogspot.com
www.ctgamaranto.blogspot.com
www.conjuntomusiclospampeiros.blogspot.com

COMENTÁRIOS ()