Sexta-Feira, 26 de Maio de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


RESPEITEM AS MÍDIAS SOCIAIS
Pois olha! Recentemente, em setembro, um servidor (CC) da Prefeitura Municipal de Cachoeira do Sul usou o seu sítio do Facebook para falar mal dos festejos farroupilhas, torcendo por uma chuva de alagar o Rio Grande, “para acabar com este desfile babaca”. A pressão foi tamanha que o servidor “fechou” o seu sítio no Facebook e foi afastado das suas funções na prefeitura.
Agora, o Deputado Federal Ricardo Tripoli (PSDB/S) propôs o Projeto de Lei 2086/2011, que “dispõe sobre a proibição de perseguições seguidas de laçadas e derrubadas de animal, em rodeios ou eventos similares”. O deputado justifica que “durante uma prova de perseguição seguida de derrubada na arena da 56º Festa do Peão de Boiadeiro de Barretos, um garrote teve de ser morto, em virtude da paralisia permanente provocada pelo peão que lhe quebrou a coluna vertebral”. Mas sabemos que nada disso se compara a um Rodeio Crioulo ou similar do nosso Estado, de Santa Catarina e Paraná.
O Rio Grande do Sul e o Sul do Brasil, que tem o rodeio crioulo e festa campeira, realizados nos quatro cantos, está em polvorosa. A mídia social está sendo usada com toda força e pressão pelos defensores da arte do laço e dos animais e chegou aos meios de mídia eletrônica mais sofisticados, como sítios e blogs, com destaque para o jornalista Giovani Grizotti no sítio Repórter Farroupilha, do G1 (Globo) – www.g1.globo.com/rs/rio-grande-do-sul/reporter-farroupilha/platb.
Torcemos para que a mídia social, que muitas fezes é usada para postagens de chacotas esportivas e outras bobagens, seja usada para compartilhamentos e curtidas em benefício e pressão pela manutenção da cultura do Rio Grande. E seguindo a pressão, o MTG se manifestou e também está pressionando. Ver chasque abaixo.
NOTA OFICIAL DO MTG: TRADIÇÃO COM PRESSÃO
O Movimento Tradicionalista Gaúcho, cumprindo com sua função de preservar o núcleo da formação gaúcha e a filosofia tradicionalista, tem acompanhado, de perto, o desenrolar das discussões referentes ao projeto de lei 2086/2011, do Deputado Federal do PSDB/SO, Ricardo Tripoli, que, para atingir seus fins, poderá acabar com os rodeios pelo Rio Grande do Sul. O assunto despertou o forte debate nas redes sociais e na mídia, em suas diversas formas, motivando o MTG a se pronunciar de forma oficial.
Depois de muitos contatos com representantes do Rio Grande do Sul, na Assembleia Legislativa do estado, na Camara Federal, com coordenadores e conselheiros do MTG, o Presidente Erival Bertolini foi contatado pelo Deputado Jerônimo Goergen (PP-RS). Goergen comunicou que, o Deputado Ricardo Tripoli, ficou impressionado com a repercussão entre os adeptos das lides campeiras do Rio Grande do Sul, da qual ele não tinha a dimensão da grandiosidade destas atividades no sul do Brasil.
Jerônimo Goergen tranquilizou os tradicionalistas que, neste período não haverá andamento no projeto, pois o Congresso entra em recesso até fevereiro, mas que, receberá o Movimento Tradicionalista Gaúcho em Brasília, na 2ª quinzena de fevereiro para discutir este assunto.
É importante lembrar que, o MTG, representando seus filiados, possui um termo de ajuste com o Ministério Público do estado que estabelece normas para a realização dos rodeios crioulos, cumprindo as leis federal e estadual que tratam deste assunto, jamais permitindo maus tratos com animais. Erival Bertolini. Presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho/RS. Fonte! Sítio do MTG: www.mtg-rs.blogspot.com.
60º CONGRESSO TRADICIONALISTA GAÚCHO
Bueno! Mais uma vez a cidade de Santa Maria vai sediar o maior evento político e administrativo do Movimento Tradicionalista Gaúcho do nosso Estado: o 60º Congresso Tradicionalista, que vai tratar os rumos do Movimento para o ano de 2013 e também, com a eleição para presidente, onde, segundo se sabe, Erival Bertolini vai novamente colocar o seu nome à disposição, concorrendo à reeleição. O evento será nos dias 04 e 05 de janeiro de 2013, no Centro Esportivo Municipal, Rua Appel, n° 994, Bairro Nossa Senhora de Fátima.
É importante a participação das entidades tradicionalistas filiadas ao MTG. Coloque seu CTG ou piquete em dia até o dia 31 de dezembro e obtenha um baita desconto (pagamento da anuidade 2013 e, se em atraso com os anos anteriores). É bom participar de um evento desta envergadura, pois é uma fonte de aprendizado para os participantes e além disso, há uma considerável pontuação na lista destaque do CTG para o ano que recém está iniciando.... Informações pelo fone do MTG: (51) 3223-5194.

COMENTÁRIOS ()