Segunda-Feira, 20 de Novembro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Chasque da Subcoordenadoria
Pela primeira vez teremos em Alvorada, depois de muitos anos com vasta programação dos festejos farroupilhas, no dia 14 de agosto, no galpão do CTG Sentinelas do Pago, um grande jantar-baile do pré-lançamento dos festejos farroupilhas da nossa cidade, No cardápio a tradicional comida campeira e no palco o Grupo Fundo de Campo. Consiga o seu ingresso, a R$ 15,00 com o CTG da tua comunidade ou então no dia do evento. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina. E estejamos preparados, pois a programação dos festejos está na ponta dos cascos...

CTG Amaranto Pereira
Depois de realizar o seu rodeio com sucesso, o CTG promove e realiza no dia 15 de agosto o tradicional baile da cuca e linguiça. No palco o grupo Os Ruanos. Contatos com o patrão Orlando pelo fone (51) 9638-1879 ou pelos fones (51) 3447-5211 ou 8442-5633. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

Vamos reconstruir o Bento
Como sabemos, o CTG Bento Gonçalves da Silva foi alvo das perigosas águas do Rio Gravataí, que destruiu parte da cidade no bairro Americana e imediações. E o CTG ficou pela primeira vez alagado, com mais de um metro de altura de água em seu interior, pois foi a maior enchente que Alvorada já viu nos seus 50 anos de emancipação política.
Este é um gesto de “tirar o chapéu”. É um chasque dos pais da invernada mirim do CTG, que convidam/convocam todos aqueles que puderem ajudar com doações para um almoço no dia 16 de agosto, tendo massas (buffet) no cardápio. Estão pedindo: massas, bacon, guisado, linguiça, molho pronto, extrato de tomate, azeite, queijo ralado, leite, farinha de trigo, ovos, saladas diversas, gás e tudo que possa agregar este almoço. Além das doações é importante o comparecimento de todos para lotar o galpão do CTG. Contatos com o patrão Luciano pelo fone (51)9548-3650. O CTG fica na Rua Viamão, 1249 no Jardim Esplanada.

CTG Sentinelas do Pago
Para repetir o sucesso do ano anterior, vem aí, no galpão do CTG Sentinelas do Pago, no próximo domingo, dia 16, a 2ª domingueira da tainha na taquara, com convites limitados. No cardápio, a tainha assada na taquara e na brasa, batata, farofa, arroz e saladas, a partir das 12h. E na parte da tarde, no palco, o Grupo Os Tchê Véios para animar o fandango. Contatos com o patrão José pelo fone (51) 9112-1165. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.
A busca do símbolo maior....
No dia 07 de setembro de 1947, foi extraída do fogo simbólico da pátria, de uma centelha que foi levada a galope até o Colégio Júlio de Castilhos, dando origem à Chama Crioula, que neste ano foi acesa em Colônia no Uruguai e está sendo trazida até o Chui, onde as centelhas serão distribuídas.
No próximo dia 20 de agosto, 25 cavalarianos percorrerão 536 quilômetros até o Chuí para buscar a Chama Crioula para os festejos farroupilhas, que serão comemorados no Acampamento Farroupilha, entre os dias 7 e 20 de setembro, na Praça Central João Goulart.

COMENTÁRIOS ()