Segunda-Feira, 24 de Abril de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Alvorada – Capital da Solidariedade

Vem Aí o Programa Querência Nativa
Já tem estreia marcada para acontecer, o programa nativista / tradicionalista da TV Bandeirantes de Porto Alegre. Será no dia 08 de novembro, a partir das 8h30min, do programa Querência Nativa, tendo como apresentador o Rogério Diniz, mais conhecido como Bagual Diniz. Os programas iniciais foram gravados em Alvorada, mais precisamente no galpão crioulo da empresa JP Madeireira, no bairro Intersul. E uma das atrações da estreia é o renomado grupo musical Os Serranos.

Em Novembro Vários Eventos Tradicionalistas
Tradicionalmente, novembro é o mês de três entidades locais que comemoram a sua dada de fundação:
1 – CTG Amanhecer na Querência, fundado no Jardim Alvorada no dia 19 de novembro de 1988. E o grande evento, um dos mais antigos do município e região é o Rodeio Artístico e Cultural Guri, que este ano está (sem interrupção) na sua 23ª edição. Será nos dia 6, 7 e 8 de novembro. Programação completa na edição da próxima sexta-feira;
2 – CTG Amaranto Pereira – fundado em 04 de novembro de 1993, vai realizar o grande jantar-baile de aniversário no dia 07 de novembro (data também da inauguração do seu galpão em 1998). Na animação o Grupo Marca de Campo. Contatos com Marta Machado pelo fone/Zapp (051) 9601-6591 ou com o patrão Orlando pelo fone (51) 9638-1879;
2 – CTG Bento Gonçalves da Silva, fundado no dia 21 de novembro de 1992. E para comemorar a data, será realizado no dia 23, teremos o grande jantar-fandango, tendo o Grupo Marcas do Rio Grande na animação.

CTG Raça Gaúcha
No domingo, dia 1º de novembro, venham participar das brincadeiras, jogos e lendas para todas as idades, da festa das bruxas do CTG Raça Gaúcha, às 18h. Cada participante deve trazer um prato de doce ou de salgados e um refrigerante. Contatos com Jane Flores pelo fone (51) 9675-4560 ou com Marta pelo fone (51) 9918-2115. O evento será na Rua H, 266, no bairro Maria Regina.

ENART sob Impasse
Faltando menos de um mês para o Enart acontecer em Santa Cruz do Sul, um empasse entre a Associação Tradicionalista Santa-cruzense e o Movimento Tradicionalista Gaúcho pode comprometer a realização do evento, que chega na 30ª edição nesta ano. Ou até fazer com que o MTG retire o festival de Santa Cruz em 2016. O problema é financeiro. Enquanto a ATS quer 3 mil reais por entidade para disponibilizar mão-de-obra para ao festiva, que acontece no Parque da Oktoberfest, o MTG oferece R$ 2 mil 250 reais. Este valor 50% superior ao que foi repassado no ano passado. O dinheiro é para o custei de itens como alimentação e combustível. Em uma reunião marcada pela tensão nesta terça-feira, a ATS rejeitou a proposta apresentada. A ATS é filiada a 5ª Região Tradicionalista. Nesta quarta-feira, o presidente da 5ª região, Luiz Clóvis Vieira declarou durante entrevista à Rádio Gazeta, que sem a ATS, que possui conhecimento prático, o Enart fica até ameaçado de acontecer.

“Não é viável, não que não tenha como, mas é um transtorno enorme. Mesmo os voluntários teriam o nosso apoio, seriam incorporados a outras entidades, para aprender, como fazer o serviço. Se a nossa entidade não está, fica muito difícil. Ontem quando o presidente saiu, nós dissemos: vai ser difícil. Porque estamos a um mês do evento”, adverte. Fonte! Sítio oficial do Grup Gaz de Santa Cruz do Sul, de 28/10/15: www.grupogaz.com.br.

COMENTÁRIOS ()