Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Alvorada – Capital da Solidariedade

Há 27 anos morria Cenair Maicá
No dia 02 de janeiro de 2016 completou 27 anos da morte de Cenair Maicá, onde em 1989, perdeu um dos seus grandes poetas, que cantou temas como a água, a terra, o indígena e a natureza.
Cenair Maicá nasceu em Tucunduva/RS, em 03 de maio de 1947 e morreu em Porto Alegre/RS, em 2 de janeiro de 1989. Foi um músico missioneiro, conhecido por cantar a natureza e os índios, além de ter sido um dos 4 troncos Missioneiros ao lado de Jayme Caetano, Pedro Ortaça e Noel Guarany. Fonte! Sítio oficial Portal das Missões: www.portaldasmissoes.com.br.

E de acordo com o amigo Léo Ribeiro de Souza, em seu sítio www.blogdoleoribeiro.blogspot.com, no dia 04 de janeiro de 1996, morria um dos maiores nomes da cultura gaúcha: escritor, compositor, músico e cantor Honeyde Bertussi. Hoje temos o seguimento com o grupo Os Bertussi, dando conta do recado nos fandangos e bailes gaúchos, onde tocam sucessos daquele tempo, do Honeyde e do Adelar Bertussi.

Nairo Calegaro na Presidência do MTG
Teremos neste final de semana na bela cidade de Bento Gonçalves, mais precisamente nas dependências do CTG Laço Velho, a realização do 64º Congresso Tradicionalista, o maior evento administrativo da nossa federação. E no evento teremos a eleição do novo presidente do MTG e do conselho. Sai o presidente Manoelito Savaris e assume o seu vice, agora como presidente, Nairo Callegar.

Procurando Fandango no Recesso (1)?
Então naquele sábado antes do natal bombaram vários CTGs que realizaram o seu último fandango de 2015. E a pergunta que surgia em todos os cantos era.... e no recesso??? Onde vamos achar um baile gaúcho??? Pois olha.... nós vamos trazer o que achamos por aí.

Pra começar, no dia 09, logo ali, no galpão do CTG Sentinela dos Pampas, teremos o grande fandango do chopp gaudério, que terá no palco o Grupo Os Ideais Farroupilhas, a partir das 23h. Contatos com Marcos pelo fone (51) 9608-0527. O CTG fica na Rua Ivo Janson, 31, Intercap, em Porto Alegre.

Procurando Fandango no Recesso (2)?
Baita iniciativa em tempos de recesso tradicionalista, é do CTG Coxilha Aberta, que terá bailantas aos domingos a partir das 15h, que terão a animação do Zezinho Furquim na gaita e Luciano Macedo no violão. Informações pelos fones (51) 9113-3671 ou 8456-2210. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285 ,no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

Procurando Fandango no Recesso (3)?
Vasculhando um pouco mais, achamos um grande jantar-fandango em Guaíba, no dia 15 de janeiro – sexta-feira, no galpão do CTG Gomes Jardim, onde teremos a troca de patronagem. Na animação Grupo Alma Charrua e Alemãozinho da Cordiona. O CTG fica na Rua Santa Maria, S/N.

Procurando Fandango no Recesso (4)?
E não demorou muito que nas mídias sociais surgiu outro fandango. É no dia 16 de janeiro, no galpão do CTG Pousada da Figueira, onde teremos o grande baile da cerveja, a partir das 22h, com a animação do Grupo Coração Gaúcho. Contatos com o Patrão João pelo fone (51) 9372-3061 ou com o Caio pelo fone (51) 9143-7166. O CTG fica na Estrada João de Oliveira Remião, 6791, na Lomba do Pinheiro, em Porto Alegre.

COMENTÁRIOS ()