Quarta-Feira, 23 de Agosto de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


Fandango em São Leopoldo
Neste sábado, dia 13 de fevereiro, em pleno recesso tradicionalista, o CTG Tio Lautério vai escancarar as porteiras para a gauchada, pois vai realizar o 5º baile da cerveja. No palco o grupo Eco do Pampa, do amigo Gilmar Pinto e o grupo Som Gaúcho. Contatos pelo fone (51) 9949-3142. O CTG fica na Rua Tarcilo Nunes, 301, no bairro Santo André.

Curso de Formação Tradicionalista
O Movimento Tradicionalista Gaúcho realiza, no dia 27 de fevereiro, a primeira edição do ano do Curso de Formação. O Cfor Básico se estenderá das 9 às 18h, com vagas limitadas, abordando temas como a história do Rio Grande do Sul; a história do Tradicionalismo Gaúcho; noções básicas da cultura gaúcha; carta de princípios; e gestão de pessoas, em aspectos como liderança, relacionamento interpessoal e gerenciamento de conflitos. O investimento é de R$ 50,00, contemplando almoço, certificado, apostila e bóton. Membros da patronagem (patrão, capataz, sota-capataz e tesoureiro) têm desconto de 50%. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail cursos@mtg.org.br. Chasque de Rogério Bastos – www.rogeriobastos.blogspot.com.

Sarau Cultural da Estância
No dia 27 de fevereiro, a partir das 15h, vai acontecer o Sarau Cultural da Estância da Poesia Crioula, evento que parca o início das atividades artísticas e culturais da entidade dos poetas crioulos do pago gaúcho, do ano de 2016. Teremos poesia, música, canto, causo, história, entre outros. Vá com seus amigos e familiares. A entrada é franca, na sede da Estância, na Rua Duque de Caxias, 1525, no centro de Porto Alegre.

João Luiz Correa em Guaíba
No dia 28 de fevereiro o CTG Gomes Jardim vai realizar grande domingueira a partir das 20h, trazendo para animá-la o grande gaiteiro do Rio Grande, João Luiz Correa e Grupo. Contatos pelo fone (51) 9828-5702. O CTG fica na Rua Santa Maria, S/N (em direção a Tapes, pela BR).

Massacre do Caibaté
No dia 10 de fevereiro de 1756 ocorre o Massacre do Caibaté, perto de São Gabriel. Três dias antes Sepé Tiarajú que era Morubixaba (quem exerce a função de Cacique e Pagé) guarany, foi derrubado do cavalo pela lança de um soldado luso-brasileiro e após, alvejado por um tiro de pistola pelo governador de Montevidéu, José Joaquim Viana. Os índios guaranys, que após a morte de seu líder estavam sob o comando de Nicolau Nhenguirú III, foram aniquilados pelo exército aliado (luso-brasileiro e espanhol) que estavam demarcando as terras gaúchas como mandava o Tratado de Madri – Guerra Guaranítica. Chasque publicado no sítio do Léo Ribeiro de Souza – www.blogdoleoribeiro.blogspot.com

CTG Coxilha Aberta
E as bailantas continuam no CTG Coxilha Aberta, aos domingos, a partir das 15h, com o Zezinho Furquim na gaita e Luciano Macedo no violão. Informações pelos fones (51) 9113-3671 ou 8456-2210. O CTG fica na Av. Silvestre Félix Rodrigues, 1285, no bairro Costa e Silva, em Porto Alegre.

COMENTÁRIOS ()