Quarta-Feira, 22 de Novembro de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


CTG TRADIÇÃO PEDE SOCORRO
Bueno! No final do mês de dezembro, numa destas típicas tempestades de verão, após um dia mormacento, ao final da tarde, veio a chuva, acompanhada por uma vendaval. E o “premiado” foi mais uma vez o galpão do CTG Tradição, pois, com este evento promovido pela natureza, o telhado foi totalmente arrancado.
A comunidade se mobilizou e está reconstruindo o galpão, mas a patronagem pede socorro e solicita doações, tais como pregos, madeira, telhas e até mão de obra para ajudar da reconstrução. Portanto, existem as formas de ajudar. Basta entrar em contato com o patrão Nilson pelo fone (51) 9696-4317. O CTG fica na Av. Ido Meneghetti, no bairro Jardim Aparecida.
POSSE DA COORDENADORIA DA 1ª RT/RS
Bueno! A 1ª Região Tradicionalista do RS boleia a perna e convida os tradicionalistas para participar no dia 25 de janeiro – sexta-feira, da posse da Coordenadoria 2013, a partir das 20h, no galpão do CTG Chimangos. Nesta mesma data e local, será realizado o primeiro encontro regional de patrões deste ano. Portanto, estão convidados todos os patrões, prendas e peões, tanto para a posse, bem como para o Encontrão. Informações com Nairo Callegaro pelo fone (51) 9982-3498. O CTG Chimangos fica na Rua Rafael Clarck, 620, me Porto Alegre.
GRANDE BAILE CAMPEIRO NA CAPITAL
Bueno! Será no dia 25 de janeiro – sexta-feira, no galpão do CTG Sentinela dos Pampas, o grande baile campeiro, que será animado por Porca Véia e Grupo Cordiona. Atenção: ingressos comprados com antecipação terão descontos. Contatos com Neuri pelo fone (51) 8481-4641 ou com Caio pelo fone (51) 9143-7166. O CTG fica na Rua Ivo Janson, 31, no Bairro Intercap, em Porto Alegre.
CTG BENTO GONÇALVES DA SILVA
Bueno! Numa época onde os fandangos ficam raros, pois o período de férias proporciona esta pausa, o CTG Bento Gonçalves da Silva quebra esta “quase regra” e promove no dia 26 de janeiro, o primeiro grande baile da invernada adulta, com jantar campeiro opcional. A animação da noitada será por conta do Grupo Pealo Campeiro. Ingresso a R$ 10,00. Valor do jantar a R$ 10,00. Informações como o Gelson pelo fone (51) 9962-6266. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.
CHASQUE DA SUBCOORDENADORIA
Bueno! Depois de ser o Subcoordenador de Alvorada de 2009 a 2011, Giovane Lemann ficou afastado desta função no ano passado, função esta exercida por Luiz Claudio Dipp. Mas neste ano, Giovani voltou s ser, como ele mesmo diz, “o subcoordenador dos tradicionalistas de Alvorada”. E no dia 14 de janeiro aconteceu a primeira charla de patrões no galpão do CTG Amaranto Pereira, onde foi alinhavado com os presentes um esboço de calendário, onde, em termos de eventos oficiais, cada entidade tradicionalista terá entre duas e três datas oficiais (a terceira data éposse festiva de nova patronagem, se houver troca de patronagem).
Giovani aproveitou a oportunidade e apresentou os nomes de sua equipe de trabalho, onde Yvete Lemann será a secretária; Adair da Silva Rocha será o diretor artístico e cultural; o Cristiano o diretor dos esportes tradicionalistas; o Jair o diretor campeiro e Valdemar Engroff será o responsável pela divulgação.
Nesta mesma reunião já foi elaborado o calendário dos encontros da Subcoordenadoria, sendo que estas acontecerão sempre na primeira terça-feira de cada mês, a saber:
- Dia 05 de fevereiro – no CTG Amanhecer na Querência
- Dia 05 de março – no CTG Chilena de Prata
- Dia 02 de abril – no CTG Tradição
- Dia 07 de maio – no CPF O Tempo e o Vento
- Dia 04 de junho – no CTG Sentinelas do Pago
- Dia 02 de julho – no CTG Campeiros do Sul
- Dia 06 de agosto – no CTG Raça Gaúcha
- Dia 03 de setembro – no CTG Bento Gonçalves da Silva
- Dia 01 de outubro – no Piquete Parceiros da Tradição
Ficam em aberto as datas de novembro e dezembro, que serão marcadas oportunamente. Salientamos que poderão acontecer a qualquer momento reuniões extraordinárias, quando isso for necessário. Também ficou estabelecido que as reuniões da Campeira serão pela metade de cada mês e serão abertas a todos, em especial aos patrões e membros das patronagens dos nossos CTGs.

COMENTÁRIOS ()