Quinta-Feira, 23 de Março de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


CTG Sentinelas do Pago I
O CTG Sentinelas do Pago e a Academia de danças Essência da Tradição boleiam a perna e te convidam para participar do curso de danças de fandango, a partir do dia 06 de março, com seguimento aos domingos, às 19h, com intervalo para o tradicional jantar campeiro, por volta das 20h30min. Contatos pelos fones (51) 8590-2159 e/ou 9736-8471 com o instrutor Vinícius. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

Grupo Filhos de Galpão no Umbu
Te aprochega que tem fandango em Alvorada. Será no dia 05 de março no bairro Umbu, o grande fandango “encontro dos amigos”, no Salão Harmonia, tendo no palco, a partir das 22h, o Grupo Filhos do Galpão. Contatos com o Rodrigo pelo fone/wattz (51) 9148-4220. O salão fica na Av. Vista Alegre, 405.

Grupo Marca de Campo em Porto Alegre
O Grupo Marca de Campo, que leva o nome de Alvorada pelos galpões do Rio Grande, estará no dia 05 de março no galpão do CTG Gildo de Freitas (Rua Gamal Abdel Nasser, 340, Parque dos Maias) animando o jantar fandango das invernadas e no dia 12 no galpão do CTG Coxilha Aberta (Rua Silvrestre Félix Rodrigues, 1285), animará o 3º jantar fandango em homenagem às mulheres. Contatos com Marta Machado pelo fone (51) 9601-9651.

CTG Sentinelas do Pago II
O CTG Sentinelas do Pago programou para o dia 12 de março, grande jantar-baile em homenagem à mulher gaúcha. Ingresso com janta a R$ 30,00 e sem janta a R$ 15,00. No palco, o grupo Pealo Campeiro para animar o fandango. Contatos pelo fone (51) 9112-1165. O CTG fica na Rua Porto Alegre, 216, no bairro Maria Regina.

CTG Chilena de Prata
Esta é a entidade tradicionalista mais antiga de Alvorada, quando falamos em pós-emancipação política e administrativa (emancipação do distrito do Passo do Feijó, de Viamão). Este é o CTG Chilena de Prata, fundado no dia 1º de março de 1985. Portanto, neste dia, comemoramos junto com a entidade, os seus primeiros 31 anos de fundação. Recebam os abraços deste colunista, da direção e funcionários do Jornal A Semana, do pioneiro do tradicionalismo organizado da cidade, o CTG Campeiros do Sul (que é mais antigo que o nosso município) e de todos os demais CTGs alvoradenses, piquetes, departamentos tradicionalistas em geral e de toda a patronagem da Subcoordenadoria do tradicionalismo local.

O fandango com jantar de aniversário será no dia 19 de março, tendo no palco o Grupo de Gaita e Violão. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

CTG Amaranto Pereira
A paixão de um gaúcho pelo seu chão é o que salva a tradição.... e é com este lema do CTG Amaranto Pereira iniciamos este chasque para dizer que não podemos e nem devemos esperar tudo do poder público. E o CTG, agora sob o comando dos patrões Machado e Libra, convidou os membros da sua patronagem, conselho, departamentos e integrantes de grupos de danças de fandango e invernadas para um mutirão, para limpar “o chão”, tanto na área externa e interna, do templo sagrado – o galpão, no último sábado, dia 27 de fevereiro. A entidade está de parabéns e vai começar o ano com vigor e determinação para continuar honrando cada palavra do seu lema.

COMENTÁRIOS ()