Quarta-Feira, 26 de Julho de 2017 |

Colunista


Tradição e Cultura


Valdemar Engroff


gaucho.valdemar@pop.com.br


CTG Maragatos – Porto Alegre
A Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada pelos instrutores Marcelo Otto e Claudia Bonho te convidam para participar no CTG Maragatos, a partir do dia 18 de março, com seguimento nas sextas-feiras, do curso de danças de fandango. Contato pelos fones (51) 3442-3260 ou 8406-8566. O CTG fica na Rua Ouro Preto, 408-A, no bairro Cristo Redentor.

CTG Chilena de Prata
O primeiro CTG de Alvorada (pós-emancipação política e administrativa de Alvorada), fundado no dia 1º de março de 1985, te convida para participar no dia 19 de março, do grande jantar-baile de aniversário. No palco o Grupo De Gaita e Violão. O CTG fica na Rua José do Patrocínio, 235, no Jardim Porto Alegre.

CTG Amaranto Pereira
Um grande fandango de posse da nova patronagem está programado para o dia 26 de março, no galpão do CTG Amaranto Pereira. O convite é do casal patrão Machado e Libra. No palco o Grupo Os Ideais Farroupilhas e Luciano Oliveira. Contatos pelos fones (51) 9630-2620 ou 8442-5633. O CTG fica na Rua Celso Lemes da Silva, 520, no Jardim Algarve.

Grande Baile de Integração
A Subcoordenadoria de Alvorada, sua equipe e as entidades tradicionalistas locais – CTGs, DTGs e Piquetes vão realizar no dia 02 de abril no galpão do CTG Amanhecer na Querência, o grande baile de integração, que será animado pelo Grupo Pealo Campeiro. Adquira seus convites com a patronagem do CTG mais próximo do seu rancho. Ou então na noite do evento. Contatos com a Sub Coordenadora Marta Guedes Beyer pelo fone (51) 9918-2115. O CTG Amanhecer na Querência fica na Rua Tramandaí, 76, no Jardim Alvorada.

CTG Bento Gonçalves da Silva
O CTG Bento Gonçalves da Silva, novamente em parceria com a Academia de Danças Alma Crioula, capitaneada por Marcelo Otto e Cláudia Bonho, te convidam para participar a partir do dia 03 de abril, com seguimento nos domingos, às 19h, do curso de danças de fandango. Contatos pelos fones (51) 3442-3260 ou 8406-8566. O CTG fica na Rua Viamão, 1249, no Jardim Esplanada.

15 anos sem Barbosa Lessa
Lembro como se fosse hoje! Em dezembro de 1998, no dia 03, iniciamos a divulgação do tradicionalismo local aqui neste espaço e o chasque mais relevante foi a realização do 3º Congresso Tradicionalista Regional da 1ª RT/RS, no galpão do CTG Bento Gonçalves da Silva. Sei também que a música tema deste conclave era o Hino Tradicionalista, composição do Barbosa Lessa. Sei também que ele esteve no evento, mesmo estando muito doente, onde foi eleito coordenador regional o Almir Azeredo Ramos, que perdeu a vida sendo assassinado no seu local de trabalho tempos depois.

Pois o Léo Ribeiro de Souza nos brindou com um chasque completo, resgatando a vida e obra o Lessa, que, faleceu no dia 11 de março de 2002. Portanto, faz 15 anos que a cultura, a tradição e o folclore gaúchos sentem falta de um dos esteios do tradicionalismo organizado, pois foi um dos que participou da primeira ronda crioula/semana farroupilha e foi ele que tomou a iniciativa para a fundação do primeiro Centro de Tradições Gaúchas – o 35 CTG. Chasque completo a respeito abra as porteiras clicando em www.blogdoleoribeiro.blogspot.com.

COMENTÁRIOS ()