Sbado, 03 de Dezembro de 2022 |

18ª Feira do Livro acontece de forma itinerante e movimenta a agenda das escolas da rede municipal

Este foi o primeiro ano em que o modelo foi adotado pela administração

Por Redação em 11 de Novembro de 2022

"A Escola Aparício Borges recebeu a escritora Jussara Melo na terça-feira, 08/11" (Foto: Guilherme Wunder)


Neste ano, a 18ª Feira do Livro de Alvorada acontece de forma itinerante percorrendo todas as escolas municipais entre os dias de 03 a 11 de novembro com diversas atrações. São bate-papos com os homenageados, peças de teatro, contações de histórias, apresentações musicais, sarais literários e seminários sobre a importância da literatura na vida das crianças.

Escola Aparício Borges

A reportagem d’A Semana esteve na Escola Aparício Borges, na Bela Vista, para a apresentação da escritora Jussara Melo. Ela falou do sentimento de se apresentar na cidade. “Eu sou uma alvoradense sem morar em Alvorada. Eu adoro esse movimento e amo a Feira do Livro. Eu já participei de outras feiras itinerantes e o importante é que o evento aconteça. Acredito que esteja sendo proveitoso", relata a escritora.

Demais atividades

A Feira do Livro iniciou na EMEI Professora Clotilde, no Jardim Algarve. Baseado no livro ‘Bichológico’, da escritora Paula Taitelbaum, a peça apresenta formas geométricas coloridas – criadas por Diego Steffani – que são distribuídas pelo palco. O espetáculo tem a intenção de estimular a invenção e a criatividade em transformar essas figuras em animais e personagens das histórias encenadas pela artista circense Débora Rodrigues.

Outro projeto que chamou a atenção foi o Kombina. Criado em 2014, ele é um centro de cultura móvel que busca promover interação entre pessoas, levando arte itinerante para escolas, eventos e espaços públicos. A idealizadora Christina Dias falou sobre a relação com Alvorada. “Nós do projeto Kombina temos muita gratidão por Alvorada, pois quando começamos foi a primeira cidade que nos acolheu”, conta a produtora.

Último dia de programação

• SMED (09h, 11h, 14h e 16h): Seminário leitura: A literatura no universo infantil – escritoras Lia Figas e Cintia Moscovich + exposição de recursos de materiais utilizados para contação de histórias.
• Escola Alice de Carvalho (09h): Jussara Melo – contação de histórias.
• EMEJA (09h): Bate-papo – bibliotecária Bruna (xerife da Feira).
• Escola Alice de Carvalho (10h): Apresentação da EMMA.
• Escola Emília de Oliveira (14h): Contação de histórias – ‘O Flautista de Hamelin’ – Noara Leite.
• Escola Paulo Freire (14h): Gelatina – contação de histórias.
• Escola Nova Petrópolis (14h): Jussara Melo – contação de histórias.
• Escola Leonel Brizola (15h30): Contação de histórias – ‘O Flautista de Hamelin’ – Noara Leite.
• Escola Dom Pedro (15h30): Gelatina – contação de histórias.

COMENTÁRIOS ( )