Sexta-Feira, 19 de Janeiro de 2018 |

A solidariedade de entidades e associações para o natal de milhares de crianças alvoradenses

Festas de final de ano movimentam o calendário do município e trazem alegria para bairros carentes

Por Redação em 22 de Dezembro de 2017

"Um natal solidário para quem precisa" (Foto: Paróquia Santo Antônio)


Na época de natal e ano novo, a maioria das pessoas mudam seus semblantes e suas atitudes. São em épocas como essas que entidades, paróquias, órgãos públicos, organizações sem fins lucrativos e empresas realizam atividades alusivas ao natal e, em sua maioria voltada para as crianças. Isso porque a data, apesar de falar do nascimento de Jesus Cristo, para as crianças é vista como o dia de encontrar o Papai Noel e receber presentes.

E, pensando em manter acesa essa magia do natal que organizações do município se reúnem para arrecadar brinquedos e distribuir para crianças carentes da cidade. Um exemplo de quem faz isso todos os anos e repetiu o feito em 2017 foi a Paróquia Santo Antônio, que realizou um evento alusivo ao natal para mais de 1.200 crianças do município. Para isso foram distribuídos convites para crianças carentes, além de que alguns ônibus foram até esses bairros de maior vulnerabilidade para buscar os beneficiados.

Segundo o padre da paróquia, Libanor Picetti, a iniciativa visava fazer as crianças mais pobres do município felizes com a entrega de brinquedos e atividades dentro da Igreja Santo Antônio. Para isso, a comunidade presente na paróquia foi até os bairros mais carentes da cidade e distribuiu convites para as crianças. Além disso, foram disponibilizados ônibus para buscar esses jovens em pontos determinados dos bairros e para o retorno até suas casas. Tudo para que os alvoradenses pudessem participar do evento.

O padre Libanor salientou ainda que todas as crianças presentes receberam uma bola e um brinquedo e que também foram feitos cachorros quentes e adquiridos refrigerantes para eles. Além disso foram sorteadas bicicletas para os presentes. Com isso tudo, o sentimento que fica é de dever cumprido. “Quando chega hoje a noite nós estamos exaustos, mas realizados. Ver o sorriso e a alegria no rosto destas crianças, porque para muitas delas, essa será a única festinha que eles vão ter”, conta o padre.

Demais eventos solidários

Além da atividade realizada pela paróquia Santo Antônio, outras instituições do município realizaram ações alusivas ao natal visando a arrecadação e distribuição de brinquedos para as crianças da cidade. Isso indo do poder público, organizações sem fins lucrativos, grupos de amigos, equipes de esportes, partidos políticos e grupos de amigos que resolveram fazer o bem sem olhar a quem.

No último domingo, 17/12, aconteceu à festa de Natal no Lar Amor e Vida. Um evento repleto de momentos de muita alegria para todas as pessoas presentes na festa, com direito a serenata de natal e Papai Noel. Apesar de um temporal que aconteceu próximo ao horário da festividade, mesmo assim tudo ocorreu muito bem, com 180 pessoas. Essa festa aconteceu pelo segundo ano consecutivo e houve um considerável crescimento de público.

Quem também realizou uma ação solidária foi o Grupo Racing Cross, que realizou a 14ª Jornada Natalina Solidária. A atividade percorreu os bairros mais carentes do município e distribuiu mais de sete mil kits, entre doces e brinquedos, além de cerca de 30 bicicletas. A organização percorreu bairros como Piratini, São Pedro, Caxambu e Sitio dos Açudes com a caravana.

A Prefeitura, através da Secretaria de Cultura, Juventude, Esporte e Lazer (SMCJEL) e do Gabinete da Primeira-Dama, também realizou uma série de eventos nos últimos meses para arrecadar brinquedos e distribuir em comunidades carentes. O mais recente foi a última luta de MMA de 2017 no Rio Grande do Sul, onde era necessário doar um brinquedo para participar.

COMENTÁRIOS ( )