Quarta-Feira, 12 de Agosto de 2020 |

Após atraso no repasse dos recursos, Prefeitura confirma início da pavimentação da Rua 18 de Julho para a próxima semana

A emenda parlamentar de R$ 250 mil para a obra foi anunciada em meados de 2017, mas somente nessa semana chegou aos cofres

Por Redação em 31 de Julho de 2020

"Devido aos buracos, carros tem que andar na contramão ou em ziguezague para desviar e evitar estragos" (Foto: Guilherme Wunder)


Em maio, a Prefeitura realizou uma transmissão de vídeo em suas redes sociais anunciando que os recursos para a pavimentação da Rua 18 de Julho, no Bairro Umbu, haviam sido destravados e o processo licitatório concluído. Na oportunidade, tanto o prefeito José Arno Appolo do Amaral (MDB) quanto o vereador Branquinho Borges (PP) confirmaram que as obras iniciariam nos próximos dias.

Esse investimento na infraestrutura viária da região é o resultado de uma emenda parlamentar que foi conquistada pelo vereador junto ao deputado federal Jerônimo Goergen (PP). O valor inicial para a pavimentação é de R$250 mil e deve cobrir a partir da Rua Vista Alegre até a altura da ponte do Umbu. Essa é uma antiga reivindicação da comunidade.

Contudo, na tarde de segunda-feira, 27/07, a reportagem do Jornal A Semana foi até a região para averiguar o trabalho realizado nos últimos dois meses. Ao chegar na Rua 18 de Julho foi possível aferir que as obras ainda não começaram. Segundo os moradores, não houve nenhuma ação da Prefeitura de pavimentação e somente o patrolamento depois de dias de chuva.

O parecer da comunidade

Segundo o vendedor ambulante Bruno Barbosa, faz meses que os moradores só enxergam a patrola no bairro e não a empresa no asfalto. “Faz uns quatro meses que trabalho aqui e só vejo eles patrolando a rua. Várias vezes presenciei acidentes por causa dos buracos e areia. Ia melhorar 100% se eles arrumassem, isso tanto pelo trânsito, até porque temos ônibus, como também pela segurança”, salienta o alvoradense.

Já João Antônio afirma ter ouvido falar de uma empresa medindo a rua, mas alega nunca ter visto nenhum investimento na pavimentação. “Eu já trabalho no Umbu há uns oito anos e faz tempo que esperamos que eles arrumem o nosso asfalto. Toda vez que chove eles passam a patrola, mas nunca vieram para asfaltar. Eu pelo menos nunca vi”, confessa o dono de uma borracharia.

Conforme o alvoradense, seria de suma importância ver a rua consertada e em boas condições para a economia da região. “A gente precisa que eles arrumem o asfalto porque isso está matando o comércio da rua. Temos mercados e lojas que precisam do trânsito, mas as pessoas evitam passar por causa da qualidade da rua. Isso sem falar da nossa qualidade de vida”, conclui João Antônio.

Respostas do Executivo

A reportagem contatou o vereador Branquinho Borges, que é o responsável pelo recurso. Ele explicou o motivo do atraso. “Em maio foi assinado o contrato que foi para a Caixa e somente nessa segunda-feira que o repasse foi feito pelo Governo Federal. Então assinamos a ordem de início e a empresa tem cinco dias para iniciar. A tendência é que comece na próxima semana”, enfatiza o parlamentar.

O secretário de Obras e Viação (SMOV), Rogério Negreiros, confirmou que a ordem de início foi assinada – junto com outras obras de pavimentação. “Só agora que o recurso foi aportado e, se o tempo ajudar, devemos começar no início da próxima semana. Também estamos trabalhando para liberar os recursos do FINISA para assinar o contrato e começar nos próximos dias”, salienta o titular da pasta.

A Prefeitura trabalha para destravar todas as obras antes que o prazo eleitoral prejudique a vinda de recursos. “Até o dia 14 de agosto tu tem que estar com a obra em execução. Depois disso não haverá os repasses do recurso federal. A gente tem que comprovar o início da obra até esse dia para que não se interrompam os repasses oriundos da União”, conclui Negreiros.

COMENTÁRIOS ( )