Sbado, 03 de Junho de 2023 |

Audiência apresenta as mudanças propostas para o transporte

A administração municipal ainda conta com a VAL prestando o serviço por pouco mais de 150 dias

Por Redação em 19 de Maio de 2023

"Durante a audiência foram apresentados dados do perfil do usuário" (Foto: Guilherme Wunder)


A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (SMSMU) realizou na noite de quarta-feira, 17/05, uma audiência pública para apresentar o estudo técnico para a nova licitação do sistema de transporte público coletivo urbano de Alvorada. Entre os presentes estava o titular da pasta, Sergio Coutinho e o consultor responsável pelo estudo técnico, Fernando Lindner.

Segundo o secretário da SMSMU, este encontro visava apresentar o novo modal e ouvir sugestões para atender a demanda. “Queremos prestar para a população as informações sobre o nosso novo modelo de transporte público que pretendemos operar em Alvorada nos próximos dez anos. Para isso, contratamos a empresa de consultoria para elaborar esse novo projeto para o município”, pondera Coutinho.

Durante sua explanação, o responsável pelo estudo técnico apresentou dados de Alvorada. Entre os números apresentados estava a construção do perfil do usuário do transporte coletivo, os valores possíveis para a tarifa, as isenções e a análise de linha por linha que existem operando no município. Também foram apresentadas propostas de linhas e como deve ocorrer a licitação.

Para o consultor, era necessário fazer uma análise do cenário atual – que ele afirma estar em situação complicada. “A nossa primeira etapa visava fazer o diagnóstico da situação. Nós pegamos o município numa situação bastante ruim. Eu diria que estava muito perto do fundo do poço. O sistema de transporte estava próximo de colapsar e existia muitas deficiências que precisavam ser resolvidas”, enfatiza Lindner.

Atualmente o município segue com o transporte coletivo urbano sendo operado pela VAL – Viação Alvorada Ltda. Contudo, o contrato se encerrou no final de abril e houve uma renovação de 180 dias com subsidio do município. Com isso, a administração tem pouco menos de cinco meses para concluir o estudo e projeto para lançar a licitação e contratar a nova empresa responsável pela prestação dos serviços pelos próximos dez anos.

Presentes no evento

Também se fizeram presentes a deputada estadual Stela Farias (PT) e os vereadores Rodrigo Schim (PL), Giovana Thiago (PT), Oliane Santos (Cidadania), Cristiano Oliveira (PP), Júlio Bala (MDB), Leandro Tur (PT), Cristiano Schumacher (PTB) e Nadir Machado (PTB). Representantes da sociedade civil e das empresas de ônibus SOUL e VAL também participaram da audiência.

COMENTÁRIOS ( )